domingo, 24 de março de 2019

A morte do eu: uma vítima de doença crônica


- Essa é a terceira carreira que tive que abandonar por causa dessa doença crônica
- Não há mais nada que eu possa usar para responder "o que você faz?"
- Eu não consigo encontrar nada que eu reconheça como eu
- É a morte do eu
por Dr C.
MARCH 22, 2019 - A morte, o "D" no Credo CHRONDI, refere-se mais à morte de nossa auto-identidade do que à morte física. À medida que suportamos a longa batalha com uma doença crônica e lidamos com uma progressão gradual dos sintomas, ocorre uma perda de função. Eu toco no roubo de pequenas mordidas e pedaços de função física e mental na minha coluna sobre o "ladrão de doenças".

O ladrão de doenças nos rouba muitas das maneiras pelas quais nos conhecemos. É uma morte do eu que é uma vítima de doença crônica. A morte do eu precisa ser tratada com tanta atenção quanto qualquer outra parte do credo para que a saúde total seja mantida no nível mais alto possível.

Não há manual para navegar pela morte do ego. Fui educado de várias maneiras para estar preparado para isso. E, no entanto, quando aconteceu, fiquei chocado com a gravidade de seus efeitos. A doença de Parkinson gradualmente tirou de mim aquelas coisas que eu identifiquei como pertencentes a mim mesmo, coisas que eu tiraria do meu bolso quando alguém perguntasse: "O que você faz?"

A seguir, uma lista de coisas que foram roubadas de mim, mais ou menos em ordem cronológica:

Coleta de espécimes minerais de campo (desde a minha adolescência)
Geólogo campo profissional
Caminhando e explorando o terreno acidentado
Trabalho de aconselhamento clínico
Professor de aconselhamento e geologia

O tempo e o dinheiro gastos em quatro cursos universitários estão atrás de todos os anos de experiência expressos na lista acima. Agora todos são vítimas de uma doença crônica. É a morte do ego.

Olhando no espelho, passando pelos cabelos grisalhos e fendas da idade, profundamente nos olhos multicoloridos, não encontrei nada do que me lembrava como eu. O eu que eu conheci se foi - morto! Eu estava sentado em um vazio em uma vida sem sentido, sem nada de familiaridade.

Do meu trabalho clínico, eu sabia que as pessoas se perdem quando isso acontece. Pode ser muito difícil encontrar o caminho de volta. Eu também sabia algo sobre esta jornada de ensinamentos místicos, mas conhecer e viver pessoalmente são duas coisas diferentes. De alguma forma, eu tive que encontrar minha saída. Eu tive que curar da morte do ego.

Podemos aplicar fases de pesar à cura da morte do ego. Como mencionei na coluna do ladrão de doenças, devemos usar o gerenciamento do terror quando necessário. E é importante ter uma rede de suporte ao longo do processo, incluindo colegas, família e tecnologia. Além disso, o Credo CHRONDI pode ser usado para ajudar na cura, particularmente no “eu” da Identidade. Eu cobrirei isso na próxima coluna.

Você já experimentou a “morte de si mesmo” enquanto lutava contra uma doença crônica? Que progresso você fez? Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Parkinson News Today.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.