quarta-feira, 8 de março de 2017

Quais são os sintomas do estágio final do Parkinson?

Mar 07, 2017 - Um cuidador perguntou ...
Quais são os sintomas do estágio terminal da doença de Parkinson? O que devemos esperar perto do fim? O que é normal e o que não é? Minha mãe tem 81 anos e foi diagnosticada com a doença de Parkinson há 8 anos. Progrediu rapidamente. Ela está tomando remédios a cada 3 horas e tem um tubo de alimentação para seus remédios, pois, em um ponto de sua doença, ela não conseguiu engolir sem se engasgar.

Graham A. Glass, MD, é o vice-diretor da San Francisco Parkinson's Disease Research, Educação e Clínica Centro de Cuidados (PADRECC) e um assistente clínico professor de neurologia na Universidade da Califórnia, San Francisco (UCSF). Ele completou uma bolsa de estudos em transtornos de movimento na Clínica Mayo.

A doença de Parkinson afeta todo o sistema nervoso e ao longo do tempo os pacientes, como sua mãe, desenvolvem uma série de sintomas que não são muitas vezes pensados. Embora muitas vezes nos concentremos em tremor e problemas de movimento, outros sintomas "não motores" podem afetar sua qualidade de vida mais severamente. Não há dois pacientes com doença de Parkinson iguais, com os mesmos sintomas, e alguns pacientes são afetados por alguns sintomas e outros pacientes são afetados por outros. Quando um paciente teve a doença de Parkinson por muitos anos os problemas que tendem a afetá-los incluem a deglutição e a fala, problemas com babar, problemas do contrapeso, constipação, e problemas da bexiga que podem incluir a incontinência. Memória muitas vezes pode ser afetada também e às vezes os pacientes podem desenvolver confusão e alucinações que podem realmente serem pioradas por alguns medicamentos de Parkinson. É importante trabalhar com um médico que tenha experiência significativa com a doença de Parkinson, se possível, uma vez que estes problemas podem ser complicados de tratar. A Fundação Nacional de Parkinson tem uma série de materiais educacionais que você pode entender como úteis na compreensão de todos os sintomas que podem ser associados com a doença de Parkinson nos estágios avançados. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Caring.

12 comentários:

  1. Tenho um amigo com a doença de Parkison, foi operado para lhe ligarem uns elétrodos ao cérebro, mas ficou pior da sua doença. Desde que foi operado ficou pior. A operação não correu bem houve problemas, além desta doença também tem a doença dos pezinhos. Está num lar, pois já não pode estar em casa. Tenho muita pena dele mas hoje o médico disse que esta doença de Parkison é galopante.

    ResponderExcluir
  2. A doença de Parkinson pode ser ou não galopante. No meu caso, fiz dbs bem sucedido, e consegui parar completamente com as drogas alopáticas. Isto me deu uma sobrevida cognitiva que implicou na redução da velocidade do avanço da doença. Minha conclusão, meia óbvia: Drogas, como a levodopa, p.ex., embaralham a mente! E é a solução paliativa de todos nós. TUDO E TODOS PELA CURA!

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe tinha os tremores no início da doença. Iniciou dose de 400 mg de riboflavina (dividida em 4 dosagens de 100 mg) ao dia e os tremores desapareceram completamente.Já faz uso dessa vitamina tem aproximadamente 10 anos. A substituição do prolopa 250/50 por mucuna tb ajudou muito nos efeitos colaterais do prolopa.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, por favor, preciso de ajuda. Meu pai com 82 anos teve uma piora muito rapida (1 semana) nos sintomas do parkinson. Deixou de conseguir caminhar, precisa de ajuda para levantar, deitar, para tudo. Nunca teve tremores nas mãos e até hoje tem coordenação normal com os talheres, e não treme para tomar num copo ou xicara. Nesta semana que deixou de ser independente e tornou-se totalmente dependente, também apareceram muitos espasmos e dorme frequentemente e rapidamente.Também tem a voz meio pastosa e dificuldade de fala. Também começaram movimentos involuntários durante o cochilo, e volta e meia fala como se estivesse sonhando. Me dá a impressão que o remédio está deixando ele "chapado". Tomava Prolopa BD e HBS e o medico adicionou Azilect (faz duas semanas que está tomando). A impressão que eu tenho é que este ultimo remedio piorou ainda mais a situação. Alguém já passou por algo parecido?

    ResponderExcluir
  5. Não tenho dúvidas de que os medicamentos te deixam "chapado", particularmente o L-dopa. Sinceramente, prosseguir com estes medicamentos não levam a nada, a não ser controlar até certo ponto os sintomas, e por tempo limitado. No caso relatado não me restaria outra opção que não seja o canabidiol, ou o consumo de maconha, conforme o caso. Para isto, recomendo procurar consultar médico filiado à ABRACE (http://doencadeparkinson.blogspot.com/2019/02/fonte-abrace-associacao-brasileira-de.html) Desejo sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Hugo, já mandei e-mail para a ABRACE, vamos ver se conseguimos um médico aqui em SC.

      Excluir
    2. Trevisol, é o nome do médico filiado à ABRACE de SC.

      Excluir
    3. Sim, obrigada Hugo. Já mandei e-mail pra ele.Deixa eu aproveitar e perguntar para os experientes...alguém tomou mucuna pruriens e teve bons resultados? Tomou junto com a medicação tradicional, o neuro receitou ou tomou por conta? Há perigo de superdosagem?

      Excluir
    4. Sim já tomei Mucuna. Por conta própria. Comprada em cápsulas. Não sei concentração. Junto com ldopa. Não notei efeito. Dizem haver risco de superdosagem.

      Excluir
  6. Boa tarde;

    Eu, fui diagnosticado com a doença de parkinson a dois anos e desde do começo eu faço uso desses remédios prolopa BD , HBSe Azilect, tenho 53 anos ainda estou procurando informações a respeito, não tenho tremores, o sintoma que eu sinto devido a doença é rigidez muscular ombro, braça e perna esquerda, além da medicação eu faço pilates e ando de bicicleta, mas tem dias que não tenho energia pra nada o corpo doe, e minha noites esta sendo horrível e pra dormir estou tomando remeron 30mg. Sinto muita angustia devida tal condição. Já procurei grupo de apoio a portadores de parkinson em minha cidade mas não encontrei.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho referências do Remeron. Trata-se de um antidepressivo. Sugiro orientar-se bem acerca das interações com os antparkinsonianos e cuidar para que não provoque demência precoce. Procure um bom neurologista especializado em Parkinson. Sorte!

    ResponderExcluir
  8. Olá eu estava lendo o relato de vocês sobre o Parkinson . Minha mãe tem Parkinson a mais de 30 anos e está no estágio bem avançado dessa doença e faz uso da medicação Stalevo que contém Levodopa Carbidopa e entacapona e um outro chamado biperideno. Atualmente seu estágio é numa cama hospitalar, consegue ainda se alimentar por via oral mas seu corpo está totalmente inerte. As medicações conseguem controlar o tremor . Hoje ela está com noventa anos.

    ResponderExcluir