domingo, 24 de março de 2019

Eu me sinto aterrorizado pelo ladrão da doença de Parkinson

OCTOBER 19, 2018 - Eu estava trabalhando como clínico de crise quando as torres gêmeas caíram. Meus colegas e eu vimos um aumento no número de pessoas precisando de ajuda com problemas de saúde mental relacionados à ansiedade. Sheldon Solomon, PhD, explicou esse fenômeno com sua teoria do gerenciamento do terrorismo - que está preocupada em como os humanos gerenciam as ameaças à nossa sobrevivência, tanto reais quanto imaginadas.

A doença de Parkinson (DP) ameaça e me aterroriza. Esse “ladrão de doenças” invade minha mente, corpo e lar - e não há nada que eu possa fazer para impedir isso. Eu vivo com o medo de saber que vai aparecer a cada ano e tirar alguma outra coisa de mim.

Esse ladrão de doenças levou minhas três carreiras: geólogo profissional / cientista, terapeuta e professor. Isso tirou meu passatempo favorito, colecionar rock. Eu sofri perdas significativas de renda, rede social e identidade pessoal. Minhas carreiras representaram uma grande parte de como me vi na sociedade. Eu retreinei e agora uso um computador para continuar minha conexão com minhas antigas carreiras. Embora não seja o mesmo que cara-a-cara, estou usando algumas das habilidades que adquiri ao longo dos anos, então ainda posso ensinar. No entanto, enquanto continuo a remodelar minha identidade, temo que o ladrão de doenças à espreita nas sombras espere para invadir minha vida novamente.

(Arte gráfica pelo Dr. C)
No passado, pratiquei ativamente ser centrado e calmo. Até recentemente, eu nunca me senti aterrorizado ou ansioso, exceto por um curto período de tempo em combate ativo no Vietnã. O estresse tem um jeito de exagerar as emoções, e a vida tem sido bastante estressante nos últimos anos. Nós nos mudamos para uma nova casa, tivemos que deixar nossos animais de estimação para trás, e tivemos dificuldade em encontrar neurologistas de qualidade para tratar a forma única a DP que eu tenho. Ao mesmo tempo, parecia que tudo desmoronaria. Eu senti que minha sobrevivência estava em risco.

Os fóruns do Parkinson’s Disease News Today são um lugar para se conectar com outros pacientes, compartilhar dicas e falar sobre as pesquisas mais recentes. Confira hoje!

Eu tendo a sentir as coisas intensamente; Eu choro no cinema e sinto a dor de outras pessoas como se fosse minha. Eu sou um empata, e eu escrevi minha dissertação de doutorado em níveis avançados de empatia. DP muda os filtros emocionais e altera a percepção da realidade ligada a essas emoções. Esse é outro aspecto do detalhamento do loop do cenário.

Lidar com o ladrão de doenças requer o gerenciamento do terror.

A seguir estão os passos que eu dou:

1. Com emoção intensa, boa ou má, pare e respire.
2. Não atue na emoção.
3. Não gire em pensamento em torno da emoção.

Eu começo esses passos o mais rápido possível depois que a emoção chega. Se eu esperar muito tempo, o risco de disfunção emocional aumenta. Se eu não fizer nada, haverá um ruído emocional para preencher o vazio. Eu sigo os passos com meditação. Quando estou calmo, posso examinar racionalmente os eventos emotivos.

Ser aterrorizado pelo ladrão de doenças é um exemplo de emoções exageradas. Muitas situações produzem emoções e, com a DP, as emoções são exageradas. Minha qualidade de vida está ligada à minha capacidade de gerenciar minhas emoções. Faz parte do meu plano de reabilitação, que inclui a atenção mental, reconhecendo fatores desencadeantes, descanso, exercício e evitar determinados alimentos ou produtos químicos. Com esse plano, estou pronto para enfrentar o ladrão de doenças. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Parkinsons News Today.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.