sábado, 13 de abril de 2019

Segunda chance: cirurgia de estimulação cerebral profunda controla os sintomas de Parkinson

'Eu sei que não estou curado. Mas é qualidade de vida.
ROANOKE - Dennis Fett prparou uma isca com um verme do lado de fora de sua casa em Roanoke no início desta semana.

"Por dois anos, não consegui iscar meu próprio anzol", disse Fett, 56 anos. "Se fiz isso, minha esposa (Chris) segurou minha mão."
Dennis Fett brinca com seu cachorro, Gizzy, na terça-feira, 9 de abril de 2019, fora de sua casa em Roanoke. Fett tem a doença de Parkinson e foi o primeiro paciente do Dr. Jason Seibly no Advocate BroMenn Medical Center, Normal, para a cirurgia de estimulação cerebral profunda (DBS) para diminuir os sintomas de Parkinson. Fett disse que, desde DBS, ele pode levar Gizzy para passear novamente.

Então, ele foi até a cozinha e partiu ovos para preparar guloseimas para seus cães.

"Você deveria ter nos visto fazendo biscoitos de Natal", lembrou Fett. "Eu não conseguia separar as claras das gemas. E se eu tivesse que mexer qualquer coisa à mão, tudo acabaria. Ela (Chris) seguraria minha mão."

"Adoro cozinhar, adoro cozinhar, adoro pescar", disse Fett. "Eu não podia mais fazer isso. Eu estava muito zangado".

Em seguida, Fett colocou um monitor sobre um neuroestimulador operado por bateria, implantado sob a pele, abaixo da clavícula, e apertou um botão.

Seu corpo inteiro começou a tremer incontrolavelmente.

Dennis Fett mostra onde um neuroestimulador, ou bateria, é implantado sob sua pele abaixo de sua clavícula, na terça-feira, 9 de abril de 2019, em sua casa em Roanoke.

"Foi assim que passei pela vida antes", disse ele. "Os restaurantes estavam fora de questão. As pessoas te observam quando sua comida está voando por todo o lugar. À noite, eu não iria dormir até que eu me desgastasse."

Ele colocou o monitor sobre o neuroestimulador e apertou o botão novamente. O tremor parou.

"É como receber uma segunda chance", refletiu Fett. "Eu sei que não estou curado. Mas é qualidade de vida."

Fett está entre 1,5 milhão de americanos com doença de Parkinson que ataca o sistema nervoso central, causando movimentos involuntários do corpo e piorando ao longo do tempo.

Vários meses atrás, ele fez uma série de três cirurgias da nova geração de estimulação cerebral profunda no Advocate BroMenn Medical Center em Normal. A estimulação cerebral profunda (DBS) fornece pulsos elétricos a áreas do cérebro para controlar os movimentos involuntários.

"A estimulação elétrica dessas áreas alvo nega os sintomas que ocorrem pela perda de dopamina" na parte do gânglio basal do cérebro, explicou o Dr. Jason Seibly, um neurocirurgião da Central Illinois Neuro Health Sciences em Bloomington que está realizando a nova geração Cirurgia DBS na BroMenn.

O DBS existe há algumas décadas e foi oferecido por 25 anos no Centro Médico San Francisco OSF HealthCare em Peoria, disse Libby Allison, coordenadora de relações com a mídia da OSF.

"Nós estávamos fazendo isso aqui (em Bloomington-Normal) há cerca de 15 anos", disse Seibly.

Mas depois que o cirurgião que realizou algumas cirurgias DBS no BroMenn deixou a comunidade, Seti decidiu contra a realização das cirurgias, descrevendo-as como "demoradas e desconfortáveis ​​para o paciente".

"E havia espaço para erro", disse Seibly. "O sucesso do DBS é baseado no fato de os fios (fios) estarem no ponto certo nos gânglios basais. Eu pensei, se eles vierem com uma maneira mais fácil de fazer isso, eu vou embarcar."

Isso aconteceu recentemente quando o procedimento primário foi reduzido de 8 para 10 horas para 3 horas e meia, foram feitas mudanças para torná-lo mais confortável para o paciente e o trabalho tornou-se mais preciso, disse Seibly.

Fett trabalhava desde o ensino médio na Charles River Labs em Washburn, que processa ovos de galinha usados ​​em vacinas. Ele trabalhou até ser o gerente da fábrica. Por 10 anos, ele foi bombeiro voluntário do Corpo de Bombeiros de Roanoke e foi o Bombeiro do Ano em 1995.

Oito anos atrás. sua mão direita começou a tremer de vez em quando. Depois de vários meses, ele viu um neurologista que diagnosticou a doença de Parkinson. Fett ficou chocado.

Um neurologista prescreveu medicação para aumentar os níveis de dopamina no cérebro. A dopamina é feita nos gânglios basais onde os movimentos são coordenados. Quando células nervosas que produzem dopamina morrem, o Parkinson se desenvolve, produzindo tremores ou rigidez.

A medicação diminuiu a progressão dos sintomas por cerca de cinco anos, depois começaram a piorar novamente. Três anos atrás, ele teve que deixar o emprego.

"Eu chorei por duas semanas", disse ele. "Eu amei meu trabalho."

Seu neurologista o indicou Seibly no ano passado e Seibly descreveu o DBS.

A DBS é para pacientes cuja doença de Parkinson é grave o suficiente para que a medicação esteja perdendo sua eficácia e a doença esteja prejudicando sua qualidade de vida, mas não tão grave que os medicamentos não tenham nenhum impacto, disse Seibly.

"Eu estava tão desesperado que disse 'vamos fazer isso'", lembrou Fett.

Durante a primeira cirurgia ambulatorial de uma hora, no dia anterior ao Dia de Ação de Graças de 2018, Seibly colocou quatro marcadores no crânio de Fett para atuar como pontos de referência de onde Seibly havia determinado - a partir de uma ressonância magnética do cérebro - onde colocar as incisões.

Durante a segunda cirurgia em dezembro, fios colocados os eletrodos nos gânglios basais. Aquela cirurgia de 3 ½ horas exigiu uma pernoite.

Durante a terceira cirurgia ambulatorial de uma hora, em janeiro, colocou o neuroestimulador abaixo da clavícula de Fett e conectou os eletrodos que iam do cérebro de Fett até o neuroestimulador.

No final de janeiro, Hayden programou o neuroestimulador e o ligou, liberando os pulsos elétricos.

"Eu estava tremendo", lembrou Fett. Dentro de segundos, parou.

"Eu estava chorando", ele disse. "Eu nunca fui tão feliz na minha vida."

A bateria será substituída após três anos.

"Tem sido uma mudança de vida", disse Fett. "Eu voltei a pescar, assar e cozinhar. Eu posso entrar em um restaurante com a cabeça erguida. Eu posso levar meus cães para passear novamente. É mais fácil brincar com os netos."

"Os objetivos são melhorar a qualidade de vida do paciente, diminuir drasticamente os sintomas da doença e diminuir o uso de medicamentos em 50%", disse Seibly.

Como o procedimento não elimina os tremores de Fett e, como ele não pode fazer o trabalho pesado por causa do neuroestimulador em seu peito, Fett sabe que não pode retornar ao seu emprego anterior.

"Mas eu gostaria de ter minha vida de volta o mais perto do normal que eu puder", disse ele.

Espera-se, sim, tratar com DBS cerca de 15 pacientes por ano com a doença de Parkinson.

"Há ajuda lá fora", aconselhou Fett. "Pegue." Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Pantagraph, com fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.