domingo, 14 de abril de 2019

Instinto animal: os benefícios mentais e físicos de possuir um animal de estimação

Peppo e eu (14/04/2019) (foto não pertencente ao texto original)
April 14, 2019 - Na sequência de um recente relatório que sugere que possuir um animal de estimação tem vantagens de saúde discerníveis, falamos com alguns residentes dos Emirados Árabes Unidos sobre como seus animais de estimação ajudaram a curá-los

“Eu estava dirigindo do trabalho para casa e dirigindo por uma ponte. Eu tive um dia tão horrível”, diz Sarah (nome alterado a pedido). Sentindo-se oprimida por seu trabalho estressante na área da saúde, a moradora de Dubai tinha um pensamento em mente.

“Eu estava tremendo e chorando, e me senti tão inútil. Eu continuei querendo sair da ponte. Mas tudo em que eu conseguia pensar era em como meus gatos ficariam chateados e em como eles sentiriam minha falta”, diz ela.

A atriz de 32 anos acabou sendo diagnosticada com depressão e ansiedade, mas credita seus gatos resgatados a salvarem sua vida há três anos. "Eles apenas pareciam saber que eu precisava deles e não sairiam do meu lado quando eu estava no meu pior", acrescenta ela. “Eles me mimavam para levantar todos os dias, em vez de ficarem lá o dia todo. Percebi que tinha mais para viver - minha família também, é claro, mas nunca quis sobrecarregá-los com nada.

A história de Sarah não é incomum. Muitos donos de animais acham que viver e cuidar de um animal tem vantagens importantes. Um estudo conduzido pela organização de pesquisa Ipsos em nome da farmacêutica Boehringer Ingelheim analisou três grupos de 3.000 pessoas de cinco países: proprietários saudáveis, proprietários com problemas de saúde e proprietários com crianças que sofrem de problemas de saúde. As descobertas, publicadas em janeiro, confirmaram o que muitos amantes de animais há tempos suspeitavam: cães, gatos e outros animais de estimação têm um impacto positivo na saúde, bem-estar e felicidade.

Mais de 90 por cento dos donos de animais de estimação entrevistados disseram que seus animais de estimação influenciam sua qualidade de vida, especificamente em termos de formar um forte vínculo emocional que pode ajudar as pessoas a lidar com ou superar doenças físicas e mentais.

“Os animais são muito gratos por seu relacionamento com você. Eles estão agradecidos por terem lhes dado um lar e todo esse amor”, diz o Dr. Fadi Daoud, veterinário do Hospital Veterinário Australiano em Abu Dhabi. “Então, quando há algo errado, eles ficam mais do que felizes em devolvê-lo a você. Eles se conectam a você em um nível emocional alto que é quase inacreditável.”

Bina Shah, outra residente de Dubai, também entende esse vínculo e admite que um gato de rua mudou sua vida, uma surpresa considerando que ela costumava não gostar deles. “Honestamente, eu os odiei. Eu acabei de achá-los assustadores ”, diz a atriz de 48 anos. “Eu costumava dizer à minha filha que nunca vou ter um animal de estimação. Eu nunca poderia me imaginar como um amante de gatos. Às vezes eu andava longe de lugares se eu visse algum gato por perto.” No entanto, um encontro casual numa rua próxima a fez mudar de idéia.

Shah mora em uma villa compartilhada, com muitos gatos ao seu redor, mas um deles chamou sua atenção. Ela estava lá quando ele nasceu, viu-o crescer, e ele acabou esperando por ela no portão de sua casa todas as noites, algo que fez ela olhar para diante. “Um dia, durante o mês do Ramadã, ele foi atacado por um gato macho mais velho. Ele partiu meu coração por vê-lo assim e finalmente levou Billy para sempre”, diz ela. Depois de recuperar sua saúde, Shah descobriu que seus sentimentos haviam mudado. “Com o tempo, percebi que esse foi o melhor sentimento que já senti. Hoje não consigo imaginar minha vida sem Billy; ele é tão amoroso. Agora tenho uma razão para ir para casa, passar tempo com ele.

Outro dono de animal de estimação, que fez questão de trazer seus amigos peludos com ela quando se mudou para os Emirados Árabes Unidos, é Sophie Elizabeth Caslin. A jovem de 23 anos trouxe seu cachorro e o gato de Bengala do Reino Unido para Dubai há dois anos. E quando ela foi diagnosticada com depressão, ela encontrou força através de seus animais de estimação amorosos, especialmente seu cachorro. "Eu sempre sofri com depressão, mas nunca pude confiar em ninguém para cuidar do meu cão como eu fiz, e posso dizer honestamente que ele é a única razão pela qual eu ainda estou vivo hoje", diz ela sobre seu Pomeranian-Chihuahua mix, Chinkles, de oito anos de idade. “Eu percebo agora que não era um modo saudável de pensar, mas sabendo que tínhamos um vínculo e que ele não teria o mesmo amor que eu lhe dei se ele fosse para outra pessoa, me impedisse de fazer qualquer coisa estúpida. "

O amor incondicional de Chinkles tornou-se aparente mais uma vez quando Caslin passou por um período difícil quando perdeu o pai em 2014. “Se estou triste, Chink sabe e vai descansar a cabeça em mim e lamber-me e chorar”, diz ela. “Ele me traz seu brinquedo favorito e coloca em mim como uma oferta de felicidade. Normalmente, ele não iria deixá-lo fora de seu controle por mais de alguns segundos.

Não é apenas a saúde mental que recebe um impulso quando você possui animais de estimação, como Afreen Sharjah residente (nome alterado a pedido) pode atestar. Depois de dar à luz e passando por muitos anos em um casamento difícil, ela desenvolveu depressão e transtorno obsessivo-compulsivo. Ela também começou a desenvolver sintomas físicos, como palpitações do coração, dores nas articulações e enxaquecas severas, ou o que ela credita ao estresse que se manifesta de diferentes maneiras. Vindo do norte da Índia, Afreen diz que há pouca consciência em sua cidade natal em relação à saúde mental; e ela não encontrou apoio de seus sogros ou de seu marido, mas de seus gatinhos.

“Quando adotei meu primeiro gatinho, recebi amor de uma fonte que não esperava”, diz ela. “Meu árabe mau me seguiria, dormiria em mim, ronronar de ser tocado. Muito em breve eu adotei outro gatinho para lhe fazer companhia. Ambos agora esperam que eu abra a porta do meu quarto de manhã cedo para que eles possam me abraçar. Não me lembro da última vez que tive uma enxaqueca.

Essa mudança em sua saúde não é apenas um efeito fisiológico ou placebo, como explica Daoud. "Quando você eleva os níveis de serotonina porque está feliz e relaxado, isso melhora indiretamente o sistema imunológico e melhora a saúde física", diz ele. "Animais realmente podem curar seus companheiros até certo ponto."

A maioria dos proprietários que experimentaram essa positividade acredita que suas contrapartes sem animais estão seriamente perdidas. "Eu acho que ter um animal de estimação em casa significa apenas adicionar um novo membro da família, que ama você incondicionalmente e que tem sua própria alma e personalidade", diz Caslin. “Eles não discutem com você e vão apreciar cada pequena coisa que você faz, mesmo que isso signifique deixar um espaço ao seu lado no sofá.

“Ter algo para amar e para nunca ser julgado, abre seu coração e dá a você um tipo diferente de felicidade que os humanos nunca poderiam dar.” Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: The National.ae, com fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.