sábado, 24 de agosto de 2019

O mundo de 2019

Porto Alegre, 24/08/2019 - 
O mauricinho francês (Macron) procura surfar na cava da onda do ocaso de Angela Merkel, desgastada fisicamente pela suspeita de Parkinson e pelo acolhimento aos refugiados do lado de lá do Mediterrâneo. Postula o cargo de xerife europeu para dar um by pass nos coletes amarelos e oportunisticamente meter pau na postura de lacração de Bolsonaro, no tocante à preservação da amazônia, além é claro de sua vaidade pessoal de almejar ascender a grande líder global. Trumps, sejam americano ou britânico, não deixarão. Mas isso é outro papo.
Entrementes, no sul do Brasil, Valdecir Michel, de 49 anos, dormia sob seu carrinho de reciclagem nas primeiras horas da manhã deste sábado (24) quando um Peugeot 206 (veículo casualmente de origem francesa) subiu a calçada, derrubou duas placas de sinalização e só não o atingiu porque colidiu antes no tronco de uma árvore. O acidente que assinalou a sorte do morador em situação de rua ocorreu na Avenida Cristóvão Colombo, bairro Auxiliadora, na zona norte de Porto Alegre.
— Eu sempre durmo atrás dessa árvore — contou o santa-mariense que vive nas ruas da Capital há 15 anos — Só ouvi o barulhão. Levantei a cabeça e voltei a dormir. Eu ia ajudar, mas ele (motorista) não estava machucado, então eu me tapei de novo — completa o homem que afirma não ter medo por “já ter visto muita coisa na vida".
Protegido pela natureza, o ex-agricultor afirma que a preocupação agora é com o seu colega de todas as noites:
— Tô preocupado com o meu cachorro. Ele que me acordou, passou latindo por cima de mim quando o carro bateu. Acho que fugiu — lamentou.
Dormindo sob uma marquise do outro lado da avenida, Elisandro da Silveira, 34 anos, disse ter visto o motorista fugir do local do acidente. Pulando na calçada para se esquentar na fria manhã, atribuiu a sorte do amigo Valdecir a algo maior.
— Foi um livramento divino. Ele levantou a cabeça, olhou e dormiu de novo. Coisa boa quando a gente não tem preocupação, né?
Realmente, coisa boa quando a gente não tem preocupação, né?
Me pergunto o que pensaria um viajante do tempo, um highlander, ao se deparar com um quadro desses? Que conceito teria do nosso tempo?


Matérias incidentais: Diplomacia brasileira de lacração enfrenta seu maior teste (em UOL) e Morador de rua escapa de atropelamento após carro colidir com árvore em Porto Alegre (em GaúchaZH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.