quinta-feira, 3 de maio de 2018

"O maior elogio que recebo é quando as pessoas não notam que meu cachorro está aqui"

por Aurore Groult

24 April 2018 - Na primeira matéria de uma série de duas partes, com foco em como os cães podem ajudar aqueles que vivem com Parkinson, conversamos com Renee Le Verrier sobre seu cão guia Tommy - e os perigos de serviços fraudulentos para cães.

Parte I

Há quantos anos você vive com o Parkinson e quais tratamentos específicos têm ajudado você?

Estou com sorte até o momento – são 13 anos. Meus tratamentos são bem tradicionais, mas faço muito exercício. Eu faço yoga, mas também tento misturar aeróbica porque supostamente mantém seu cérebro ativo. Meu esporte mais novo é o tênis, o que é muito interessante porque eu nunca tinha jogado tênis quando criança. É engraçado porque às vezes posso estar lutando, até mesmo para andar, mas aí a bola vem e eu percebo isso bem. Tommy está sempre lá também, no caso de eu precisar dele.

Há quanto tempo você tem Tommy em sua vida?

Já faz seis anos agora. Ele veio para casa comigo quando tinha cerca de 18 meses e eu continuei a treiná-lo por cerca de seis meses depois disso, porque ele não estava totalmente desenvolvido intelectualmente. Demora cerca de nove meses a um ano para passar por todas as situações em conjunto - seja conhecer aeroportos ou habituar-se a uma nova iluminação. Um exemplo foi quando percebi que ele odiava ir ao veterinário, e alguns dos lugares que visitamos ou olhavam ou cheiravam parecidos com a prática dos veterinários. Então percebi que tinha iluminação ou piso semelhantes, então tive que tranquilizá-lo para ter certeza de que ele sabia que não estávamos no veterinário.

Tommy é um cachorro grande, o que significa que sua expectativa de vida não é tão grande quanto a de cães menores, e como o treinamento pode levar até dois anos, tive de começar a pensar em sua aposentadoria. Ele está fazendo sete anos este ano e acho que é justo que ele se aposente no ano que vem para poder gostar de ser um cão normal. Então, eu estou treinando com outro cão guia há quase um ano e ele está indo muito bem. Ele conheceu Tommy e eles se deram bem. Ele também é um Great Dane (n.t.: cão dinamarquês), mas é ainda maior que Tommy!

Quais são as suas esperanças para os tratamentos de Parkinson em relação ao serviço de ajuda que os cães trazem?

Há mais cães guia por aí, mas eu adoraria ver alguém que esteja lidando com o horror de ficar preso lá dentro - seja porque tem medo de seus movimentos ou por causa do estigma - considere um cão guia. Ter um torna tudo mais acessível. Se as pessoas olham para você, não é porque você está andando engraçado, mas porque elas estão olhando para o seu cachorro. Torna-se uma maneira mais amigável de lidar com sua doença: ela constrói uma ponte com outras pessoas.

Cães guia também são ótimos para socializar, mas existem alguns problemas com os regulamentos lá fora. Nenhuma empresa quer estar no noticiário por ter afastado um veterano com seus cães guia, mas há muitas regras que as empresas não estão seguindo corretamente. O Americans with Disabilities Act (ADA) na verdade regulamenta duas questões principais que devem ser feitas: é um cão guia? E é para sua própria deficiência? Mas muitas empresas se esquecem de fazer a segunda pergunta, permitindo que muitos cães guia fraudulentos entrem em lugares onde cães não treinados profissionalmente não deveriam ser permitidos, colocando nossos cães em risco.

Você tem alguma frustração sobre o modo como o Parkinson é discutido ou tratado?
As pessoas não entendem às vezes. Eles olham para mim e veem que eu não sou uma pessoa idosa, então eles não entendem porque eu tenho Parkinson. Eu também moro em uma base militar, então eu acho que muitas pessoas pensam que eu sou um veterano. Eu não culpo o público por cometer o erro de relacioná-lo com a doença de uma pessoa idosa - até mesmo meu neurologista disse que eu não tinha idade suficiente para ter Parkinson.

Renee e Tommy curtindo um passeio
Você acaba de lançar um livro - "Viagens com Tommy: histórias de vida com um cão guia" - sobre sua jornada. O que te motivou a compartilhar sua história?

Eu mantenho um blog desde que fui acompanhado por Tommy, e achei que seria uma boa ideia colocar tudo em um livro para mostrar ao mundo o quão incrível ele é. As pessoas sempre me param na rua para falar sobre Tommy e, embora a maioria das pessoas seja muito amigável, Tommy está trabalhando e ele não deveria se distrair.

Então, parte da razão pela qual eu escrevi este livro foi para que as pessoas entendessem que ele não é apenas um cachorro, ele é meu parceiro. Eu sempre descrevo nosso relacionamento como uma parceria, e é por isso que eu dividi o livro em seções como comunicação e respeito. Nós somos como um casal de velhos agora, ele sabe exatamente o que eu preciso e eu sei exatamente o que ele precisa, e eu acho que é importante que as pessoas entendam isso.

Quais são os maiores desafios de viver e depender de um cão guia?

As vantagens e desvantagens são provavelmente muito semelhantes - ele não é uma bengala ou um bastão de caminhar, você não pode simplesmente deixá-lo no canto, então ele requer muito tempo, atenção e cuidado. Eu também me preocupo muito com Tommy. Eu ficaria de coração partido se algo acontecesse com ele, como um mau encontro com outro cão, ou se ele ficasse doente.

Você recomendaria um cão guia para quem lida com Parkinson?

Eu acho que se um cachorro pode ajudar a pessoa a sair mais, então absolutamente. Quer se trate de um cão de equilíbrio, como Tommy, ou de um orientado por tarefas. Cães orientados para tarefas são menores, mas podem fazer coisas incríveis para ajudar na mobilidade diária, como abrir portas, apertar botões e obter medicamentos. Mas as pessoas precisam estar cientes de que os cães exigem muito tempo e cuidado, por isso, se você é mais para gatos, eu não recomendaria isso. Raças também são muito importantes, o cão não tem nenhuma agressão. É nos regulamentos da ADA que os cães guia não estão lá para proteção, eles não podem ter um osso agressivo em seu corpo.

Para evitar qualquer serviço fraudulento, recomendo a Assistência Cães Internacionais (ADI) - eles não se treinam, mas supervisionam o processo. Eles são uma organização aceita em todo o mundo. E se você estiver baseado nos EUA, eu recomendaria a Service Dog Society. Eles publicam artigos muito interessantes e respondem a quaisquer perguntas que as pessoas possam ter sobre cães guia.

Houve algum avanço na pesquisa de cães guia desde a última vez que falamos com você em 2015?

Acho que o maior problema que eu tenho visto recentemente é o aumento de serviços fraudulentos com cães nos EUA - isso ficou ridículo aqui. Eu acho que as pessoas estão apenas tentando levar seus animais de estimação com eles em todos os lugares, até mesmo em aviões! Meu marido voa mais do que eu e ele viu cães correndo para cima e para baixo no corredor, o que é muito perigoso. Um dos maiores elogios que recebo é quando estou em um avião e as pessoas dizem "Eu nem sabia que havia um cachorro aqui", que é como deveria ser. Fingir o serviço do cão é colocar pessoas como eu em risco e tornar ainda mais difícil para nós levar nossos cães conosco.

As pessoas não percebem quanto treinamento há por trás dos cães, e mentir não só pode ser prejudicial para os outros, mas também para nossos cães. Poderia consumir US $ 50.000 em treinamento.
O cão guia de Renee, Tommy
Parte II

2 May 2018 - Na segunda, em uma série de duas partes, com foco em como os cães podem ajudar aqueles que vivem com Parkinson, conversamos com Lisa Holt, que é diretora de programa de Parkinson’s Alert Dogs (PADs) - uma organização que treina cães para “farejar” a doença de Parkinson.

A pesquisa com cães pode levar à detecção da causa da doença de Parkinson

Primeiro conversamos com você sobre seu trabalho em 2016. Houve alguma mudança em seu programa desde então?

Sim, os PADs são agora uma organização sem fins lucrativos com um conselho de diretores. Em 2018, expandimos a diretoria para incluir um diretor de ciências que é químico analítico e professor da Universidade de Washington.

O que a detecção precoce de Parkinson significa para aqueles que vivem com a doença e como você acha que isso pode ser usado em hospitais ou clínicas no futuro?

Uma série de estudos está mostrando evidências de que com a introdução da intervenção terapêutica e mudanças no estilo de vida na doença de Parkinson pré-tremor, a taxa de progressão da doença pode ser significativamente reduzida, resultando em muitos anos de vida ativa adicional.

Qual é o processo por trás do treinamento dos cães?

Começamos por emparelhar as amostras de Parkinson com a comida primária dos cães, que é uma recompensa para o cão, para aproximadamente 400 exposições por cão. Após as 400 exposições, separamos os alimentos nas amostras de Parkinson das amostras de treinamento. Em seguida, vemos os cães indicarem um reconhecimento das amostras de Parkinson - resultando em um cão que aprende a pesquisar especificamente o cheiro característico de Parkinson.

Por que os cães são melhores em detectar cheiros do que outros animais?

Há um número de animais equipados com habilidades olfativas superiores, incluindo ursos, elefantes, tubarões e abutres. Cães, no entanto, são facilmente adaptáveis ​​à vida humana e evoluíram ao longo de milhares de anos para se tornarem simbióticos com estilos de vida humanos. Em comparação com os seres humanos, os cães são muito superiores quando se trata de cheirar, com um cérebro que é 40 vezes maior que o nosso ao processar o cheiro. Eles têm 250-300 milhões de receptores olfativos, em comparação com seis milhões em humanos.

Treinadores de Tim e Judy
Você está trabalhando com algum parceiro na pesquisa?

Estamos trabalhando com uma empresa de biotecnologia em estágio inicial que está investigando a base molecular da doença de Parkinson idiopática por meio de pesquisas genômicas pioneiras. Nossos cães estão ajudando a ajudar na pesquisa para identificar um marcador para a doença de Parkinson. Moléculas voláteis da pele de pacientes com doença de Parkinson estão sendo isoladas e duplicadas em laboratório, e então apresentadas aos cães. Os cães então comunicam se o cheiro da amostra de laboratório é reconhecível como o mesmo cheiro que eles estão encontrando em camisetas de amostras de doença de Parkinson.

Quão perto você está de descobrir exatamente o que os cães estão cheirando?

Isto é muito difícil de dizer - pode estar ao virar da esquina, ou pode estar a quilômetros de distância. Nós simplesmente não sabemos, mas estamos esperançosos em todas as frentes. Continuaremos a desempenhar nosso papel em ajudar com o esforço.

O que significará se pudermos identificar a molécula exata exclusiva dos pacientes de Parkinson?

Identificar as moléculas exclusivas de assinatura em Parkinson pode levar a uma ferramenta de triagem prontamente disponível. Para pesquisa, isso pode levar à causa do Parkinson. Compreender a causa nos aproxima de uma cura.

Quais são as suas esperanças para este estudo?

Simplesmente, para ajudar a fazer a diferença na luta contra o Parkinson.

Como as pessoas podem ajudar com o projeto?

Estamos pedindo que as pessoas doem suas camisetas para nos ajudar no treinamento dos cães. Se você está baseado nos EUA e gostaria de ajudar, envie um e-mail para sanjuanlisa@gmail.com e podemos enviar um kit de amostra, que inclui uma camiseta com instruções de uso e devolução.

No momento, não podemos revelar se os cães confirmam ou não o diagnóstico de Parkinson, mas sempre somos gratos por camisetas vindas de participantes doadores de Parkinson.

Jess passando por treinamento
Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Parkinsons Life.

Este este assunto, faro de cães para detectar precocemente o parkinson, já foi abordado aqui neste blog várias vezes. Clique neste link para ter acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.