quarta-feira, 25 de abril de 2018

Parkinson, cannabis e esperança


por Frank De Blase
April 25, 2018 - A segurança era apertada quando entrei no Columbia Care, o dispensário de cannabis medicinal no Eastman Business Park. Eu me anunciei para a câmera do lado de fora do primeiro conjunto de portas de vidro fosco e fui zumbido em um vestíbulo, onde uma mulher no guichê verificou minhas credenciais de paciente antes de zumbir através de outro conjunto de portas.

Visita às instalações é somente com hora marcada. E, como eu disse, a segurança era tão apertada quanto a da TSA (n.t.: Transportation Security Administration), talvez até mais apertada. Eu teria tido melhor sorte em colocar uma espada samurai em um vôo comercial. Eu até precisei tirar meu chapéu.

Do lado de dentro, todo mundo era cordial e quieto, como uma capela funerária futurista, menos as flores e o corpo duro. Olhei em volta: tudo estava branco, brilhante e estéril. Depois de alguma papelada, fui conduzido por um guarda de segurança com braços do tamanho de minhas pernas até uma sala com um balcão e pessoas em jalecos prontas para satisfazer meus desejos de cannabis e responder minhas perguntas. Especificamente, eu queria saber se a cannabis poderia combater os sintomas associados à minha doença de Parkinson.

Recentemente, o estado de Nova York acrescentou a doença de Parkinson à sua lista de condições elegíveis para o seu Programa de Maconha Medicinal. Neste ponto, há pouca prova definitiva do efeito positivo - ou negativo - da cannabis em pessoas com doença de Parkinson. Parece também que não há muita pesquisa para se trabalhar devido em grande parte à ambigüidade legal em torno da substância. A cannabis medicinal é legal no nível do Estado de Nova York, enquanto no nível federal permanece ilegal tanto para uso médico quanto para uso recreativo.

Durante o ano passado estive lendo, assediando médicos e experimentando cannabis de várias formas. Quando decidi seguir essa história, contava com uma avalanche de papéis, uma tonelada de merda de avaliações e uma odisséia de incerteza médica, ambiguidade jurídica, políticos e seu duplo discurso. Eu também estava cético.

Conversei com médicos que não estavam convencidos e outros que eram. Falei com operadores de dispensários, funcionários do governo estadual e federal e companhias de seguros. Cara, eu fiz perguntas.

Eu queria saber por que havia tão pouca pesquisa envolvendo o efeito da cannabis na doença de Parkinson. Eu queria saber como diabos a cannabis estava listada como uma droga da Classe I junto com drogas muito ruins, como heroína e LSD. Eu queria saber como a cannabis, em certas formas, era legal no nível estadual, mas ilegal no federal e o que isso realmente significava. Eu queria saber por que a cannabis não era coberta pelo meu provedor de seguros. Mas, acima de tudo, queria saber se a cannabis poderia me ajudar. Eu entrei bem. E fiquei chapado algumas vezes.

Eu nunca fui um bom guitarrista, mas quando comecei a ficar pior, eu sabia que algo estava acontecendo. Eu nunca imaginei ter Parkinson, no entanto. Eu fui diagnosticado 17 anos atrás. - FOTO DE RYAN WILLIAMSON
Eu estou num tratamento com pílulas e até tive uma cirurgia no cérebro na batalha em curso. E eu não estou sozinho: estima-se que sete milhões a 10 milhões de pessoas tenham sido diagnosticadas com a doença de Parkinson (DP) em todo o mundo, e cerca de 60.000 americanos são diagnosticados com a afecção debilitante a cada ano.

A DP é uma doença neurodegenerativa em que as células cerebrais estão morrendo. A principal manifestação pela qual a doença é reconhecida são os problemas de movimento que ela causa. Isso causa estragos e frustrações; causa instabilidade e dor - mental e fisicamente. A DP é conhecida por alguns como uma "doença do floco de neve" (snowflake disease): os sintomas de duas pessoas não são iguais. Todos que são diagnosticados parecem ter seu próprio conjunto de sintomas. Sorte, hein?

O DP mexe com meu discurso e meu andar, e eu não consigo mais tocar violão, armar uma ratoeira ou tocar "Operação" (Operation). No entanto, meus sintomas são mansos em comparação com outras pobres almas com tremores, movimentos involuntários, quedas e demência.

Minhas doses de medicamentos são relativamente baixas; eu não tenho que engolir punhados de comprimidos. E eu não tenho tremores ou dificuldades cognitivas (pelo menos eu acho que não). Eu aprendi a gerenciar compartilhar o mesmo corpo - meu corpo - com DP. É como ter uma colega de quarto de 4 anos vivendo dentro de mim, com cascos fendidos e ADD e que sempre quer começar uma briga de cócegas. (It's like having a 4-year-old roommate living inside me, with cloven hooves and ADD and who always wants to start a tickle fight.)

Recuso-me a permitir que a DP me defina, e lutei contra essa doença com o amor e o apoio de minha família - em especial minha esposa, Deborah - e amigos, meu senso de humor mórbido e a orientação de meu neurologista, Dr. Michelle Burack.

Ao longo dos anos, a Dra. Michelle Burack compartilhou sua experiência e amizade nesta jornada de Parkinson. - FOTO DE RYAN WILLIAMSON
Ao longo dos anos, Burack, através de uma avaliação cuidadosa junto com a minha contribuição, prescreveu medicamentos como Carbidopa / Levodopa, Pramipexole e Amantadine. Carbidopa / Levodopa estimula as células que não estão criando dopamina suficiente para isso. Pensa-se que a DP é causada por muito pouco desta substância que ocorre naturalmente no cérebro. O pramipexol ajuda a aliviar a rigidez muscular, mas há um risco de causar diminuição do controle de impulsos e extremos de comportamento. E depois há Amantadine que visa especificamente discinesia (movimento involuntário).

No entanto, nada do que fizemos me consertou ... ainda. Mas conseguimos retardar a progressão da minha versão da DP para onde ela é tolerável. Eu uso essa palavra com cautela. É uma porcaria farmacêutica: o pêndulo pílula rotineiramente oscila de ineficaz, onde eu me esforço para me mover, para muito eficaz, onde eu luto para ficar parado. Eu estou frequentemente preso em algum lugar no meio.

Não é segredo que tenho DP. As pessoas começaram a falar sobre a maconha ao meu redor, mostrando-me vídeos de pessoas que estavam sofrendo um minuto e descansando confortavelmente na próxima após a ingestão de cannabis. Em um desses vídeos você vê um homem agitando os braços, até que ele coloca um pouco de tintura de maconha debaixo da língua e em 10 minutos ele ainda está no sofá, assistindo à televisão.

Depois de relatos e postagens em mídias sociais sobre o efeito da cannabis sobre os tremores começaram a aparecer, fala-se em como ela poderia ajudar a tratar os sintomas da doença de Parkinson. Alguns pesquisadores começaram a pensar que a cannabis pode ser neuroprotetora e capaz de salvar os neurônios dos danos causados ​​pela DP.

Existem dois componentes principais na cannabis: o tetrahidrocanabinol (THC), que está associado ao high, e o canabidiol (CBD), que atua contra alguns sintomas e também oferece alívio da dor e outras propriedades medicinais. A ciência provou o benefício do CBD.

De acordo com o relatório da National Parkinson's Foundation "Maconha medicinal e doença de Parkinson" (Medical Marijuana and Parkinson's Disease), a cannabis contém mais de 100 substâncias químicas neuroativas que funcionam com dois tipos de receptores canabinóides no corpo, tipo 1 (CB1), localizados no cérebro, e tipo 2 (CB2). ), localizado no cérebro e sistema imunológico periférico. Pessoas com DP têm menos receptores CB1 do que aqueles que não têm a doença. Os canabinóides têm poderosos efeitos indiretos sobre esses receptores - mas os pesquisadores não sabem ao certo como - e um estímulo ao receptor de uma substância, como o CBD na cannabis, pode melhorar os tremores e aliviar a discinesia.

Mesmo como um defensor relutante, fiquei intrigado. Eu estava determinado a tentar lidar com meus próprios sintomas e efeitos colaterais relacionados a drogas. Além disso, o governo está todo enrolado em um nó, com os legisladores ainda cercando as ramificações médicas, legais e morais da maconha - agora eu realmente tinha que tentar.

A cannabis existe desde que a sujeira estava limpa. Quando a múmia do faraó Ramsés II foi descoberta e examinada em 1881, vestígios de cannabis foram encontrados no sarcófago. Textos tradicionais sobre medicina chinesa mencionam a cannabis como um tratamento para a gota, constipação, reumatismo, esquecimento e esquecimento.

Enquanto estudava na Índia, na década de 1830, o médico irlandês William Brooke O'Shaughnessy documentou que os extratos de cannabis poderiam aliviar alguns dos sintomas associados à cólera. No final do século XIX, americanos e europeus podiam comprar extratos de cannabis em farmácias para ajudar a aliviar doenças variadas, como dores de estômago e enxaquecas. Praticamente todos os remédios patenteados continham tintura de cannabis antes do advento da aspirina. E ao longo da história, o cânhamo era usado em tudo, de velas e cordas a pinturas e roupas, como as de Levi.

Mas no início dos anos 1900, uma maré política inconstante e um clima social nos EUA - gerados por preconceito racial e paranóia infundada em direção a um fluxo de imigrantes mexicanos na época da Revolução Mexicana - levaram a difamação dos usuários de maconha. O ódio e o dogmatismo fizeram com que os americanos atacassem os imigrantes, chegando a difamar a cannabis chamando-a de "marijuana", que dizem ser feita torcendo zombeteiramente a "marihuana" espanhola para associá-la aos nomes comuns "Maria" e "Juan".

"Os preconceitos e medos que saudaram esses imigrantes camponeses também se estenderam aos seus meios tradicionais de intoxicação", escreveu Eric Schlosser em um artigo de 1994 para o The Atlantic. Schlosser é o autor de "Reefer Madness: Sex, Drugs, and Cheap Labor in the American Black Market".

"Policiais no Texas alegaram que a maconha incitou crimes violentos, despertaram uma 'luxúria por sangue' e deram a seus usuários uma força sobre-humana. Os rumores espalharam que os mexicanos estavam distribuindo essa 'erva daninha' para crianças americanas desavisadas", escreveu Schlosser.

Há também uma teoria não confirmada de que o magnata do jornal William Randolph Hearst tentou conter o uso de cânhamo, uma vez que poderia competir com seu interesse em papel celulose.

Em última análise, a Lei de Impostos sobre a Marijuana de 1937 tornou a maconha ilegal nos Estados Unidos. Enquanto seus benefícios médicos eram conhecidos, nós nos tornamos a terra do "Just Say No." (n.t.: simplesmente diga não). Até hoje, há disparidade racial na cannabis: em 2010, os negros eram quase quatro vezes mais propensos a serem presos por posse. É um fato difícil que precisa ser tratado à medida que a legalização se espalha pelo país.

Hoje, 29 estados e Washington, DC, legalizaram a cannabis medicinal, e nove estados e Washington, DC, legalizaram o uso recreativo. Mas antes de você sair do Bongzilla (n.t.: duplo sentido, pode significar sair da “viagem” da droga da maconha ou entrar em “off, que significa ficar sem a droga do Parkinson), esteja ciente de que essa legalização está apenas no nível estadual; a cannabis ainda é considerada ilegal no nível federal, e os pensadores progressistas, como o secretário de Justiça Jeff Sessions, estão mordendo pouco (n.t.: não estão pressionando, estão esperando). A guerra contra as drogas continua.

Em 2014, Nova York tornou-se o 23º estado a legalizar a maconha medicinal. E ainda há restrições. Em Nova York, eles não querem fumar erva ou comê-la em coisas como ursinhos de goma ou brownies. Você tem três opções: tintura sublingual, pílulas ou vapor.

À medida que mais estados adotam seus próprios programas médicos de cannabis ou legalizam totalmente, os políticos começaram a falar mais. O senador estadual Rich Funke, que afirmou que ele é para o uso de maconha medicinal quando se trata de pacientes com TEPT (posttraumatic stress disorder), vê através da neblina.

"O estado precisa fazer um trabalho mais eficiente de permitir acesso para aqueles que precisam de tratamento, já que os pacientes são atualmente forçados a lidar com demasiadas camadas de obstáculos e burocracia", disse ele.

Políticos no nível federal - onde a maconha ainda é uma substância controlada pela Classe I, significando que ela não pode ser usada na capacidade médica - também estão pressionando por mudanças. Falei com o falecido Louise Slaughter no ano passado.

"Há uma série de projetos de lei pendentes no Congresso", disse ela, "para codificar uma postura mais relaxada sobre a maconha medicinal, incluindo medidas para designar a maconha como substância controlada Classe III".

No entanto, Corey Hewitt, diretor da Columbia Care, acredita que os obstáculos e a burocracia aumentarão a legitimidade do dispensário. O Columbia Care foi inaugurado em Rochester em janeiro de 2016.

"O aumento da fiscalização regulatória e da fiscalização beneficiam a Columbia Care", disse Hewitt. "Nós nos concentramos em conformidade, transparência, compaixão, profissionalismo e integridade. E estamos focados em oferecer produtos e serviços da mais alta qualidade aos pacientes em Nova York".

Após a legalização recreativa na Califórnia, em Washington e em Washington, DC, as mudanças nas políticas federais parecem inevitáveis. Então todos, pesquisadores e pacientes, podem experimentar em busca de benefícios, inclusive no que se refere à doença de Parkinson. Você não pode colocar a pasta de dentes de volta no tubo. Você não pode tirar a articulação.

Mas você terá que pagar por isso. A cannabis medicinal não é coberta pelo seguro. O vice-presidente de comunicações Excellus BlueCross BlueShield, Jim Redmond, explicou.

A cannabis medicinal não é uma receita por si só - um médico faz uma recomendação para o seu uso - "por isso não é coberto pelo seguro de saúde como um benefício de farmácia", disse Redmond. Drogas como o medicamento anti-náusea Dronabinol, que contém THC, são cobertas porque são prescritas por um médico.

Minha última visita a Columbia Care me custou US $ 210 por dois vaporizadores com cartuchos.

Agora, eu não sou o que você consideraria um fumante pesado. Fumei algumas vezes ao longo dos anos e geralmente não era tão louco assim. Eu não bebo álcool também. Eu tenho meus vícios, mas isso é outra história. Ainda assim, com base nas coisas positivas que eu estava ouvindo sobre o efeito da maconha em pessoas com Parkinson, eu tive que experimentar a cannabis em um contexto médico. Eu me aproximei da Dra. Michelle Burack. Citando que ela sentia que não havia pesquisa suficiente, e tendo mais perguntas do que respostas, ela estava um pouco cética.

"Há tanta incerteza quanto o gerenciamento desses sintomas", disse Burack. "E vou acrescentar algo: não sei o que vai acontecer porque cada pessoa é única. Quanto mais eu sei sobre o que estou dando, melhor espero poder prever o que vai acontecer."

Não é que Burack pense que a cannabis seja ruim, ela apenas sente que estamos no que ela chama de "uma zona de evidência leve - quase livre de evidências com um par de pequenos dados". Como um leigo que não quer ficar sentado apenas desejando que eu fosse melhor, eu estava disposto a procurar alguma evidência por conta própria.

Há uma postura de cautela entre os neurologistas, como o Dr. Peter Schmidt, chefe de pesquisa e diretor clínico da Fundação Parkinson.

"Há pouca evidência formal de que a cannabis possa ajudar as pessoas com Parkinson", disse Schmidt, "e algumas razões para ser cauteloso. A cannabis tem um efeito colateral de disfunção executiva que é o principal efeito no uso recreativo. Quero ser cauteloso sobre os efeitos colaterais cognitivos da medicação ".

A Fundação Parkinson financiou pesquisas na Universidade de Columbia para examinar os antagonistas de canabinóides usados ​​em conjunto com a droga Levodopa em um modelo animal de DP. Mas "neste momento não há evidências suficientes para fazer a ligação", disse o Diretor Médico da Fundação Parkinson, Dr. Michael S. Okun. "A maconha nunca deve ser pensada como um substituto dopaminérgico e outras terapias aprovadas para a DP. No entanto, isso deixa em aberto a possibilidade de que os canabinóides possam oferecer algum benefício além do uso otimizado das terapias aprovadas".

Burack me enviou para ver o Dr. Robert Horowitz, Chefe da Divisão de Cuidados Paliativos da Universidade de Rochester. Horowitz está registrada para avaliar pacientes para ver se eles são elegíveis para receber seu Cartão de Maconha Medicinal do Estado de Nova York.

 O Dr. Robert Horowitz levou em conta minha opinião ao escolher qual caminho médico da cannabis tomar. - FOTO DE RYAN WILLIAMSON
Horowitz é um sujeito afável e parece tão curioso quanto eu, disposto a tentar o que quer que seus pacientes estejam dispostos a fazer. Naturalmente, ele não refuta a idéia da cannabis medicinal, mas também tem reservas com os dados limitados. "Não podemos descartar a experiência no nível da rua", disse Horowitz, "então relatos de casos, estudos de casos, depoimentos - eles são importantes. É difícil tirar conclusões: a cannabis é difícil de estudar porque tem muitos componentes. Não é uma substância única."

"Uma das percepções equivocadas", acrescentou ele, "é que não há ciência. Há realmente uma razão convincente para que o CBD seja eficaz: já existe em nossos corpos. Portanto, faz sentido que esse seja um bom alvo terapêutico".

Depois de uma longa entrevista, Horowitz me considerou qualificado e me preparou com a documentação necessária. Eu temia o que viria a seguir quando entrei no site do governo do Estado de Nova York. Acontece que meu pânico era infundado. O processo foi rápido e fácil, e em uma semana eu recebi meu Cartão de Maconha Medicinal. Horowitz recomendou que eu começasse com uma dose de 1 para 1, partes iguais de CBD e THC para minha viagem inaugural - uma viagem que me levou ao dispensário Columbia Care.

Duas formas de identificação, minha carta de avaliação de um médico e uma rápida olhada em várias portas que se fecharam atrás de mim; Eu estava no santuário.

Fui atendido no balcão por uma bela jovem de jaleco que falou com uma voz agradável e medida. A primeira coisa que notei foi como ela evitava gírias, especialmente palavras como "drogado" ("stoned") e chapado ("high"), substituindo-as pelas mais moderadas "a alta que algumas pessoas experimentam", como se fosse um efeito colateral indesejado.

Ficou claro que eles não estavam vendendo qualquer tipo de high (chapação), mas estavam se concentrando estritamente nos benefícios medicinais do seu produto. Para não me censurar, deixei claro: não queria me fuder, como algumas pessoas experimentam. Eu estava olhando para ver se a cannabis poderia aliviar meus sintomas da doença de Parkinson, não passar horas imaginando se meus dedos poderiam fingir ou esperar que o ônibus espacial pousasse.

Meu plano pessoal de ataque foi para resolver os problemas com o meu discurso, com a sua gagueira e fala arrastada. Minha caminhada melhorou inexplicavelmente (até um ano atrás eu confiava em uma bengala), mas a desarticulação vocal persistiu. Foi especialmente grave quando eu estava experimentando o que é conhecido como tempo "on", onde minha medicação estava em sua eficácia máxima com os efeitos colaterais à plena também.

Uma das três opções para tomar cannabis medicinal é tintura de sublinguil. Tem um ótimo gosto de cinzeiro. - FOTO DE RYAN WILLIAMSON
Uma das três opções para tomar cannabis medicinal é tintura de sublingual. Tem um ótimo gosto de cinzeiro. (n.t.: gosto parecido com própolis)

Agora, eu preciso dos meus remédios prescritos ou mal consigo me mexer. Então imaginei que a medicação atacaria a DP e a cannabis acalmaria os efeitos colaterais das drogas. Eu estaria em campanha gritando como um diplomata do sul em nenhum momento. (I'd be campaign shouting like a Southern diplomat in no time.)

Eu comprei um suprimento de tintura de duas semanas. Assim que cheguei em casa, esguichei-o debaixo da língua e segurei-o ali, como fora instruído pela mulher de jaleco. Tinha gosto de eu estar lambendo o cinzeiro de um Microbus VW - mas não fez nada além disso. Tentei novamente os quatro dias seguintes e senti uma pequena pontada uma vez ... eu acho. Mas nada de quebrar a terra. Porco Porky permaneceu.

No mês seguinte, eu ampliei minha pesquisa duas vezes. Eu comprei um vaporizador e pedi um alto THC para CBD, 20 a 1, cartucho de óleo de vaporização. Ainda havia algum CBD e Horowitz me disse que os dois componentes pareciam funcionar juntos.

O problema com o vaporizador, além de parecer que eu estava chupando uma chave de fenda, era a sua entrega suave. Ao invés do coice de burro que você recebe no peito ao fumar um baseado, o vaporizador entregou seu produto de forma tão legal e suave que você não sente que está recebendo algo, então você aspira com mais força.

É só quando você exala uma nuvem cumulus baixa e baixa que você percebe, puta merda, que o "alto que algumas pessoas experimentam" está a caminho, junto com o fodido. Foi aqui que me encontrei. Na tentativa de combater a minha doença, criei um novo paradigma: o Parkinson e a chapação. As próximas horas não foram divertidas.

Pesquisando esta história provou ser relativamente fácil. Eu não encontrei nenhuma resistência que eu houvesse antecipado. Os médicos foram prestativos, os políticos estavam ansiosos e ansiosos e até os representantes dos planos de saúde dissiparam alguns mitos.

Mas também foi decepcionante.

Não que eu não pudesse encontrar uma cura - a cura - mas o fato de que eu provavelmente acabei com novas perguntas, diferentes das que eu comecei. Passei cerca de seis meses testando maconha medicinal, aumentando e diminuindo as doses e os métodos de entrega - tintura, vaporizador, ursinhos de goma e apenas acendendo uma articulação antiga regular. Tentei identificar quando meu corpo era o mais receptivo. Foi como atirar em um alvo em movimento.

Mas eu não quero menosprezar qualquer um que tenha encontrado benefícios em tratar a doença de Parkinson com cannabis medicinal ou desencorajar alguém que tente experimentá-la pela primeira vez. Há definitivamente potencial lá. Só precisa ser realizado e pesquisado mais.

Será interessante ver o que acontece quando a cannabis recreativa é aprovada em todos os estados. É simplesmente uma questão de tempo. No Colorado, por exemplo, as lojas de maconha de 2017 renderam US $ 1,5 bilhão em vendas. Quem vai dizer não a isso? E em 2019, a droga vai vender mais que cerveja na Califórnia.

E para todos os doentes de Parkinson, não perca a esperança. Qualquer um que tenha sofrido uma doença como essa conhece o poder da esperança - o fascínio inebriante de "poderia ser" e "talvez". Você quer tão ruim que você pode provar isso. Você começa a acreditar que está funcionando.

Cannabis me afetou, apenas não da maneira que eu imaginava. Isso não quer dizer que não vai entregar os resultados desejados para pacientes com uma miríade de doenças e dor, nem eu sou necessariamente feito com cannabis.

Quando fui diagnosticado pela primeira vez, perguntei a um dos meus neurologistas: "Eu vou morrer?"

"Absolutamente", disse ele. "Mas não disso." Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Rochester City Newspaper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.