sexta-feira, 1 de maio de 2020

Sobrevivente do COVID-19 pede: 'Para todos vocês: continuem lutando'

Friday, May 1 2020 - (AP) - Sugando o pouco oxigênio que seus pulmões ainda podem processar, Diane Wanten não recuaria em sua luta contra uma doença que está matando dezenas de milhares por semana em todo o mundo. Muitos ainda estavam esperando por ela.

“Ele me virou na cabeça: eu preciso sobreviver a isso. Ainda quero voltar para casa”, disse ela, lembrando-se dos dias sombrios em uma unidade de terapia intensiva belga há algumas semanas. “Antes de adormecer, fiquei automaticamente acordada um pouco mais para ter certeza de que ainda estava viva. E eu esperava poder acordar de manhã, por favor.

Colada atrás de um escudo claustrofóbico que cobria toda a cabeça, ela às vezes acordava de um sono em meio pânico, imaginando se havia deixado comprimidos suficientes na caixa para o marido de volta para casa, atingido por Parkinson e demência precoce.

Ela finalmente venceu o COVID-19 após três semanas de hospitalização, incluindo 16 dias na UTI. Ela se reuniu com o marido, Francesco, e está se recuperando na casa de seu filho. Ainda não há um abraço, já que Wanten, de 61 anos, está em grande parte em quarentena em seu quarto e a uma distância de seu marido, que não entende o que está acontecendo. Somente o contato visual vale a pena.

Com uma voz rouca e ainda lutando para respirar 100% normalmente, Wanten tem uma lição permanente para todos aqueles que procuram voltar da doença debilitante que já matou pelo menos 200.000 pessoas em todo o mundo e infectou milhões de outras.

“Para todos vocês: continuem lutando. Vale a pena”, disse ela. “No início, é difícil. Mas quando olho para o resultado, digo a todos: Vá em frente.” Para quase todos os que lutam contra a luta dela em todo o mundo, há família esperando, amigos esperando, entes queridos esperando.

Antes que o coronavírus a colocasse perto da porta da morte, Wanten já sabia o quanto a vida poderia ser difícil. Ela vendeu sapatos, limpou escritórios, casou-se com um jovem mineiro de carvão cujo pai havia descido da região italiana de La Spezia, no grande movimento de imigração da Europa no pós-guerra. O fechamento de minas no leste da Bélgica foi difícil o suficiente, mas seu marido desenvolveu a doença de Parkinson aos 38 anos e, há mais de um ano, demência precoce. Ela mesma lutou contra o câncer há cinco anos.

"Ela passou por muita coisa", disse seu filho Frederico Taramaschi.

Ainda assim, o coronavírus a pegou de surpresa. Ela já havia enfrentado febre e tosse com remédios para aliviar a dor e um xarope quando tudo subitamente voltou uma semana depois. A província de Limburgo é o epicentro do coronavírus na Bélgica e ela estava bem no meio.

Ela foi fazer um check-up em 3 de abril e, quando chegou ao hospital Jessa, na cidade de Hasselt, "eu não podia contar nada ao médico porque não conseguia respirar". O médico só tinha uma opção, ela disse. "Direto para a enfermaria de emergência."

O estresse em Jessa, um dos principais hospitais da Bélgica, a cerca de 80 quilômetros a leste de Bruxelas, foi intenso. Dentro de 24 horas, os casos aumentariam de 257 para 343 na província de Limburgo.

Atordoada com os remédios e com medo da morte durante os primeiros dias, os pensamentos se desviavam frequentemente para o marido. "Eu não percebi todas as coisas que estavam acontecendo, mas isso passou pela minha cabeça: como ele seria?"

"Ele sempre dizia: 'No dia em que você não está mais lá, eu quero ir também.' Eu disse para mim mesma: 'Eu tenho que seguir em frente porque eu realmente não quero que nós dois morramos'".

Naquela época, Frederico e sua esposa, Tania, já estavam cuidando do marido, uma extensão natural de um vínculo familiar. Havia medo de que Francesco o tivesse também, mas Frederico disse: "Não pensei duas vezes. Meus pais sempre cuidaram muito bem de mim.”

Ao contrário das famílias de mais de 200.000 vítimas, este pode se alegrar. Mas o caminho de volta ainda é longo. Sair da UTI para uma enfermaria regular foi uma vitória, mas a fisioterapia teve que começar.

"Eu estava tonta, não consegui encontrar meu equilíbrio e minha respiração estava diminuindo", disse ela. A princípio, apenas levantar-se era um esforço, uma prova do que o vírus havia feito nos pulmões. Palavras foram escalonadas com suspiros.

A equipe médica conhece bem os desafios.

“Eles precisam de alguns meses de reabilitação porque ficam muito fracos. Seus músculos se foram. E isso é mais do que as outras doenças ", disse Luc Jamaer, do hospital Jessa.

Lentamente, seu vigor e ânimo voltaram e, na semana passada, ela foi autorizada a sair da cadeira de rodas e entrar no carro de seu filho para recuperação e fisioterapia em sua casa.

Chegou a hora de olhar para o futuro e o que o vírus lhe ensinou.

Gerações diferem. “Aprendi que tenho que cuidar melhor das coisas. Seu medicamento sempre foi colocado em duas caixas. Se eles tivessem terminado - ela disse, com a voz sumindo. "Agora eu sei que tenho que escrever tudo."

Para Frederico, o mais recente acidente de família reforçou sua crença no carpe diem. "Você precisa aproveitar ao máximo todos os dias porque, quem sabe o que o amanhã traz".

Wanten aproveitará seu dia em breve também. O dia em que ela poderá tocar e abraçar sua querida novamente será na véspera do dia das mães belga.Wanten vai aproveitar

"Será o melhor dia das mães que eu já tive." Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Air1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.