quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Eletrodos no cérebro de Parkinson: "Esperança para uma vida melhor"

A paciente de Parkinson, Janet Gransbergen, de Dedemsvaart, receberá em breve o tratamento com DBS.
Ⓒ VINCENT JANNINK
22/01/2020 - O número de holandeses com um distúrbio cerebral, como demência ou derrame, aumentará de forma explosiva nos próximos anos. A doença de Parkinson aumentará em 70% para quase 83.000 pacientes em 2040, anunciou a Brain Foundation na semana passada. Janet Gransbergen (53) espera uma melhor qualidade de vida por meio de uma operação na qual eletrodos são colocados no cérebro.

Porque, dez anos após o diagnóstico da doença debilitante e também insidiosa, não está mais com Janet. Ela conta isso em sua casa em Dedemsvaart, enquanto faz movimentos problemáticos e tem dificuldade para andar. "Meu equilíbrio está difícil de encontrar há alguns meses e houve quedas feias. A dosagem do medicamento tornou-se cada vez mais alta; Eu tenho que tomar algo a cada duas horas."

Na doença de Parkinson, a terapia da fala, a fisioterapia e a medicação são iniciadas. Isso significa que a maioria dos pacientes pode lidar com a doença por um período de tempo razoável. Mas se o tratamento não for mais eficaz ou se a medicação tiver muitos efeitos colaterais, a Estimulação Cerebral Profunda (DBS) é um tratamento potencial para cerca de 5% dos pacientes. Os eletrodos são colocados no cérebro e enviam sinais elétricos. Como resultado, sintomas específicos são suprimidos, para que as queixas diminuam ou sejam eliminadas.

"Estimulação cerebral profunda funciona"
O neurocirurgião Rick Schuurman, da UMC de Amsterdã, experimentou a introdução do DBS em 1995. "Funciona bem. As queixas do motor são reduzidas. Os pacientes têm bons períodos por mais tempo e podem se mover melhor durante uma maior parte do dia. Pessoas cujo corpo às vezes é "trancado" tendem a ficar em casa. Se isso não acontece mais com eles e o tremor também desaparece, isso também é muito bom socialmente. Eles saem mais. "

"Eu realmente espero que sim", diz Janet. Ela concorda que acha os sintomas terríveis. "Às vezes tudo se move e vibra em mim. Na loja, posso me desculpar com um estranho dizendo que realmente não estou bêbada. Os momentos que de repente "congelo" são irritantes; logo depois eu posso perder o equilíbrio e isso é assustador. Na verdade, um andador é uma solução, mas acho muito difícil admitir isso com meus 53 anos. Eu ainda me sinto tão jovem, também tenho uma filha de apenas 13 anos. "

Eletrodos no cérebro
Mais algumas semanas e então é hora de Janet. Em seguida, os eletrodos serão colocados. Ela então participa imediatamente de um estudo que analisa se esse posicionamento também pode ser realizado sob anestesia geral, em vez de "acordado".

Neurocirurgião Schuurman: "Até agora, a implantação ocorreu com um paciente acordado; ele pode indicar imediatamente se há reclamações durante a veiculação. Então sabemos se precisamos ajustar alguma coisa. É um teste difícil para o paciente; temos que "treiná-los" por horas durante a operação. Você realmente faz algo a respeito, mesmo que valha a pena. Mas como temos ressonâncias magnéticas muito boas, sabemos exatamente onde os eletrodos devem terminar. Então, vemos se isso também pode ser feito sob anestesia geral. A pesquisa ainda não foi concluída, mas parece que o resultado não é menor ou gera mais complicações ".

Admiração por Rob de Nijs
Janet ainda não sabe se o procedimento estará acordado ou sob anestesia geral. "Eu acho que é bem assustador. Eu não penso muito nisso. Os pacientes de Parkinson costumam enfiar a cabeça na areia. Eu também tenho essa tendência. Admiro o cantor Rob de Nijs - de quem sou fã - que discute abertamente a doença e a coloca no mapa. ”

Além dos sintomas físicos, o Parkinson também pode causar problemas de memória. "Estou ficando desleixado e esqueço compromissos. Ainda não está muito ruim ", diz Janet. Isso é bom, porque se os eletrodos remediam parcialmente as queixas físicas, Janet estuda para professora. "Eu moro na Espanha há 15 anos e prefere estar na frente da turma e quer ensinar espanhol. Eu vejo o futuro novamente." Original em holandês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Telegraaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.