sábado, 17 de agosto de 2019

Com Parkinson, um bronzeado não valerá a pena

AUGUST 16, 2019 - Betty deu um tapa forte em George. Não houve resposta, então ela discou 911.

A doença de Parkinson (DP) forçou George a se aposentar precocemente. Ele adorava se aquecer ao sol, mergulhar em um bom livro e trabalhar em seu bronzeado no deck. Betty estava na cozinha quando o viu caído na cadeira.

Esta não foi a primeira vez que George respondeu tão severamente ao calor do verão. Ele reagiu de forma semelhante ao calor duas outras vezes. Sua frequência cardíaca era lenta, quase imperceptível. Seu rosto estava pálido. Betty apoiou o rosto de George nas mãos enquanto esperava a ambulância e, com lágrimas escorrendo pelo rosto, ordenou: "Não morra comigo". Para si mesma, ela disse: "O bronzeado não vale a pena".

Histórias semelhantes são relatadas por muitos pacientes com DP e suas famílias.

Como George, o calor me atinge com força. Um pequeno aumento na temperatura do ar acima de 75 graus (24.oC) pode me deixar propenso por horas, se não o dia inteiro. O alívio não é encontrado ficando parado ou evitando atividades. Eu posso ter um tempo difícil na sombra ou até mesmo em casa, se a temperatura subir.

Eu sigo as recomendações para evitar a insolação: hidrato com água; concluir quaisquer atividades externas nas partes mais antigas e mais frias do dia; e use roupas leves e soltas. Nossa casa é resfriada pelo ar central.

Apesar de todas essas precauções, posso sentir a batalha perdida com o calor à medida que sobe. Um dia de verão confortável para os outros torna-se um desafio debilitante para mim devido a ataques de calor. Essa reação ao calor é um ataque à minha capacidade de funcionar, uma resposta ampliada, como minhas descrições de fadiga e dor.

Os pesquisadores afirmam que a intolerância ao calor é diferente das doenças do calor, como a insolação. A intolerância ao calor é geralmente um efeito colateral de medicamentos ou um sintoma de distúrbios endócrinos ou outras condições médicas, em vez do resultado de muito exercício ou clima quente e úmido.

Até 64% dos pacientes com DP relatam termodinâmica, o que inclui sintomas de intolerância ao calor e ao frio, além de sudorese excessiva. Pacientes com DP têm problemas com o sistema nervoso autônomo, que controla a sudorese. Enquanto a transpiração ajuda a regular a temperatura do corpo, muita ou pouca transpiração pode resultar em superaquecimento.

O mês passado foi o mês mais quente de todos os tempos. Também incluiu o pior ataque de ataques de calor já registrado. É hora de um ajuste no mapa de bem-estar.

Estou tentando deixar de pensar que posso trabalhar em algum calor para entender que não vale o bronzeado. Não é algo para ignorar ou empurrar, distraindo a mente dos problemas físicos, como esconder a cabeça na areia. Deve ser seguido diretamente com razão e ação sensata. A maioria de nós não é mestra yogue que pode mudar a temperatura do corpo à vontade. Devemos usar o que sabemos e tomar medidas para evitar que danos sérios aconteçam.

Este sou eu dizendo a mim mesmo para não levar esse risco de ânimo leve. Eu costumo me esforçar muito.

Os sintomas de intolerância ao calor podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir:

sentir muito calor em temperaturas moderadamente quentes
suor excessivo
não suar o suficiente no calor
exaustão e fadiga durante o tempo quente
náuseas, vômitos ou tontura em resposta ao calor
mudanças de humor quando muito quente

Se você tiver algum destes sintomas, é hora de sair do calor! Não vale a pena o bronzeado. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Parkinsons News Today.

É obvio que esta matéria foi publicada no hemisfério norte, no entanto serve para o nosso verão tropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.