sábado, 4 de maio de 2019

11 de Abril - Um motivo de comemoração?

por Jon Stamford

April 10, 2019 - Deixe-me dizer a você diretamente. Eu não celebro o Dia Mundial do Parkinson. Eu não celebro o mês de Parkinson do mundo. Eu não participo de discussões sobre se é Parkinson ou o Parkinson. Não vou perder o sono com a decisão de abandonar a palavra “doença” ou “mal” de seu nome. Eu não me importo se nos chamamos Parkies, pessoas com Parkinson (PWP) ou pessoas que vivem com Parkinson (PLWP). E eu certamente não faço questão de marcar o meu Parkiversary, o aniversário do meu diagnóstico formal, e certamente a mais ridícula das causas de qualquer tipo de celebração.

Eu não acho que exista muito a respeito dessa condição que valha a pena comemorar. O Dia Mundial do Parkinson, em 11 de abril, é o aniversário do nascimento de James Parkinson. E todo ano ficamos com nossos sorrisos pálidos para a câmera, jurando ser um guerreiro, um soldado ou o que for. Dizemos uns aos outros que "posso ter Parkinson, mas Parkinson não me tem".

Oh, mas isso acontece. Isso também acontece.

Todos os anos, o Dia Mundial do Parkinson nos lembra que ainda existe. Isso nos lembra que bilhões de dólares foram gastos em pesquisa. Isso nos lembra que bilhões de dólares a mais ainda são necessários. Isso nos lembra que, desde o Dia Mundial do Parkinson no ano passado, milhares disseram que eles têm Parkinson. E dezenas de milhares não têm mais Parkinson. Porque eles estão mortos.

No ano passado, o Parkinson foi uma doença incurável. Este ano, o Parkinson é uma doença incurável. E vamos reconhecer o fato de que até o dia em que vencemos, perdemos. Todos os dias perdemos um pouco mais.

E todos os anos, no dia 11 de abril, lembramos ao mundo que não fomos embora. O que é obviamente um disparate. Porque muitos de nós temos. A condição em si certamente não foi embora. Todos os anos, neste dia, chamamos a atenção do público para esta condição e para a necessidade de mais tratamentos, melhores tratamentos e talvez até mesmo o tratamento final com que todos sonhamos.

Essa é a diferença entre pessoas com Parkinson e o resto do mundo. Você só é lembrado uma vez por ano. Somos lembrados - e menino somos lembrados - durante todo o ano. Então, não, eu não vou celebrar o Dia Mundial do Parkinson. Eu gostaria apenas de um dia todo ano - isso é pedir demais - quando não preciso pensar sobre essa condição.

Um dia vamos vencer isso. Em face de tudo, é difícil continuar dizendo isso. Mas é verdade e acredito agora tanto quanto eu já tive. E quando esse dia chegar, quando finalmente chegarmos a essa condição de ódio, eu dançarei em seu túmulo.

Então, e só então, eu celebrarei o Dia Mundial do Parkinson.

Dia Mundial do Parkinson

PS: Se você quiser aproximar esse dia, sinta-se à vontade para fazer uma doação para o The Cure Parkinson’s Trust. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Jonstamford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.