quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A calma após a tempestade de Parkinson

por Sherry Woodbridge

JANUARY 23, 2019 - Esta manhã eu li um post no Facebook de uma pessoa que está nos estágios iniciais do diagnóstico com a doença de Parkinson. Ele listou alguns de seus sintomas e disse que estava aguardando resultados de laboratório. Ele perguntou se é comum os sintomas diferirem dia a dia e, em caso afirmativo, por que isso acontece.

Pouco depois, consultei minha sogra por texto: “Algumas nuvens, mas nada como a tempestade que caiu ontem à noite! Precipitação e vento incríveis. E hoje tudo está calmo.

Tudo estava calmo ontem de manhã, e então as nuvens de tempestade começaram a se acumular. Elas pairaram sobre a cabeça toda a tarde; sem pingos de chuva, apenas um escurecimento gradual do céu. E então, ontem à noite enquanto eu estava na minha aula de boxe, lutando com um saco de pancadas, Deus começou a brigar lá fora com uma chuva horrível que, no meu caminho de volta, me levou à outra pista algumas vezes . Eu estava viajando muito mais devagar do que o limite de velocidade por causa da pouca visibilidade e com a força do vento soprando contra mim, era um passeio de roer as unhas.

E então a chuva diminuiu e o vento começou a diminuir. Acabou - pelo menos por mais um dia.

Ao tentar formular uma resposta para a pessoa com diagnóstico de Parkinson, (não se lembra daqueles dias inquietantes?), Eu verifiquei o tempo, o que me levou à resposta ao seu pedido de ajuda: Ter esta doença é como “ viver” o tempo. Seu médico é o meteorologista, mas ele só pode fazer previsões porque ninguém pode prever como sua doença irá progredir ou até mesmo regredir. Assim como o meteorologista não pode prever o próximo tornado ou tempestade, seu médico só pode dar uma palpite sobre o que está por vir.

Você provavelmente já ouviu isso antes: a experiência de cada pessoa com essa doença é diferente. É verdade: as variações entre os sintomas, a gravidade desses sintomas e as reações do paciente aos medicamentos podem ser como dia e noite.

Um dia você pode se sentir incomodado e nada parece ajudar. Outras vezes, os seus medicamentos entram em ação, e em 20 minutos, ou uma hora, um dia, talvez até uma semana, você se sinta “normal” novamente - ou o mais próximo do que você lembre como normal.

Mas há outros dias e graças a Deus pelos outros dias! Dias de sol, brincando com seus netos, trabalhando em seu jardim. Dias de escrever. Talvez o alívio dure apenas algumas horas ou minutos, Mas você aproveite cada momento que pode. Porque - e eu sei que você já ouviu isso antes - nenhum de nós está garantido hoje ou amanhã. E não porque tenhamos Parkinson, mas porque essa é a natureza da vida. Parkinson não é uma sentença de morte; é um convite para viver o seu melhor agora.

Depois da tempestade, há calma. As árvores foram arrancadas de suas folhas pelos fortes ventos, e as latas de lixo do vizinho explodiram no seu quintal da frente. Você pára para ouvir e perceber que o vento não apita mais quando passa pelas vidraças.

Ainda é. Você respira. Você endireita as coisas e devolve as latas de lixo que, felizmente, tinham sido esvaziadas antes da tempestade. E você agradece a Deus a tempestade acabou, mesmo que apenas por hoje. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Parkinson´s News Today.

Um comentário:

Publicidades não serão aceitas.