sábado, 1 de dezembro de 2018

Como usar o jogo de computador como terapia para a doença de Parkinson


NOVEMBER 30, 2018 - O cérebro é um órgão de plástico continuamente se remodelando em resposta aos estímulos que recebe e à maneira como esses estímulos são processados. O velho ditado “use ou perca” se aplica mesmo diante de uma doença desafiadora como a de Parkinson.

Jogos de computador podem ajudar com o treinamento do cérebro, exercitando o cérebro para ajudar a moderar os efeitos da DP. Para que os jogos de computador sejam eficazes como terapia, eles devem ser implementados com atenção cuidadosa para encontrar o encaixe certo entre as demandas do jogo e as necessidades terapêuticas do paciente com DP.

Pesquisas recentes sobre videogames e tratamento para DP mostram que ele pode ajudar com problemas físicos, como marcha e equilíbrio.

A chave para usar com sucesso jogos de computador é encontrar a combinação certa de jogo para cada pessoa, assim como o nível de dificuldade apropriado. O jogo deve ser desafiador, mas não tão desafiador que se torne desanimador. Também deve ser gratificante e agradável. (Há um fator de dopamina a considerar.) O jogo tem um “ponto ideal”, como Cachinhos Dourados, no qual você encontra o encaixe certo. Eu encontrei este equilíbrio no jogo "Sudário do Avatar" (Shroud of the Avatar), que eu recomendo para pessoas com DP.

Levei um tempo para encontrar o videogame certo - anos, na verdade. "Sudário do Avatar" ou "SotA" é esse jogo! Pode ser jogado em vários níveis. Não só você pode encontrar o ponto ideal para o seu próprio estilo de jogo, mas também pode mover esse ponto dependendo se é um bom dia ou um dia ruim.

O jogo tem uma sólida base ética construída sobre a virtude e jogabilidade limpa (sem linguagem suja). Jogando SotA por 10 a 20 horas por semana exercita o cérebro e o corpo - use-o ou perca-o - enquanto se diverte fazendo isso.

SotA é o jogo certo para quem tem DP. Ele oferece exercícios para memória geográfica, coordenação olho-mão, fala e solução de problemas (looping de cenários) em vários níveis. É um lugar onde a impulsividade pode ser aplicada com menos consequências do que no mundo real. É um lugar onde o rabugento pode ir quando T.O.O.T.S. precisa ser aplicado.

Tem o desejo de comprar? Então ganhe dinheiro virtual e compre coisas virtuais. Frustrado? Então entre no mundo virtual e trabalhe em alguns monstros. Tem dor com o sua DP (um problema difícil para mim)? Gastar tempo no mundo virtual de SotA para ajudar a gerenciar a dor com menos medicação. Quer um sentimento de realização? Ajude a construir uma comunidade ao mesmo tempo em que você se torna um avatar forte.

Eu construí um "santuário" para o pessoal de Parkinson dentro da SotA. É um lugar onde seu avatar encontrará apoio e companheirismo. Dentro deste santuário é um lugar onde você pode encontrar esse ponto ideal, contribuindo para a construção de uma comunidade de apoio. Você pode encontrar este santuário virtual dentro da SotA em uma cidade chamada Grumridge, a leste da cidade de Aerie. Você pode vê-lo no mapa mostrado na capa desta coluna.

Pode parecer contra-intuitivo dizer que lutar contra esqueletos e construir uma comunidade virtual é relaxante, mas essa tem sido minha experiência. Conversas que tive com outras pessoas indicam que essa experiência é comum. Muitas vezes tenho clareza de espírito enquanto jogo, e algumas das ideias para essas colunas aparecem no meio do jogo. Esse efeito da dopamina acontece quando bem sucedido no SotA, e o jogo oferece muitas maneiras de se obter sucesso. Você não pode ficar muito melhor do que divertir-se bem enquanto diminui a progressão da DP!

Mais uma observação: eu uso equipamento adaptativo para me ajudar a jogar o jogo. Eu tenho um trackball grande na minha mão dominante e um teclado com um joystick do polegar na minha outra mão. Você pode ver isto ilustrado na arte da capa. Demora um pouco para aprender como usar este equipamento, mas a recompensa é uma taxa de sucesso maior dentro do mundo da SotA (mais dopamina!).

Eu também tenho um fone de ouvido com microfone. Existem muitas oportunidades para falar com outras pessoas no mundo da SotA, e a comunidade de jogadores é a melhor que eu encontrei no mundo dos jogos. Tanto quanto eu sei, esta é a primeira vez que uma comunidade de suporte virtual dentro de um jogo foi desenvolvida para pessoas com PD. Ah - e o jogo é de graça!

Estou ansioso para ver você lá. Meu nome de avatar é Dr. Wiz. Vamos construir algo especial juntos.

PS: Obrigado a todos os avatares (especialmente Ajumma Kim) e aos desenvolvedores do jogo por ajudarem a construir o santuário de Grumridge. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Parkinson´s News Today.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.