terça-feira, 17 de outubro de 2017

Sinucleinopatia


Confesso que fiquei até certo ponto aliviado com a constatação de que a auto-imunidade é a chave para a cura da doença de Parkinson, e mais ainda, por a terem nomeado como uma sinucleinopatia. Isto tudo levou a que os cientistas me pusessem um freio nas esperanças depositadas nas vacinas de bloqueio da alfa sinucleína, o que fez com que estudos mais profundos do papel que esta proteína tem nos humanos estejam em desenvolvimento.

Afinal eu tenho, tu tens, nós temos, o bonitão e a gostosona ali da esquina também tem, enfim todos nós, tenhamos Parkinson ou não, temos agregados de alfa sinucleína no interstício das sinapses neuronais. Embora ela seja grudenta e mais pegajosa em nossos casos. P´ra que ela serve parece ser a grande incógnita. E se for útil além da conta? Combatendo-a estaríamos criando um nova doença, talvez o “nosnikrap”?

O que parece certo é que para gerenciá-la é imprescindível o uso de um vetor viral.

Mas “aliviado” porque posso atribuir minhas mazelas ao fato de que sou acometido de uma sinucleinopatia, palavra difícil e que poucos conhecem e dá para esnobar, afinal somos sinucleinopatas.

Mas mais importante que isto, é que não vou mais precisar juntar dinheiro para tomar a vacina contra o Parkinson na Áustria. Não vou precisar, nem mesmo quero, pois os tempos são outros. Desde meus primeiros sintomas já se passaram 20 anos, e de sintomas debilitantes que me aposentaram por invalidez, 15 anos.

Sim, os tempos são outros. Caso tivesse sido confirmada a cura pela vacina da alfa sinucleína, significaria que ressuscitariam dinossauros, incluso eu.

Imagino que me sentiria como num filme de ficção científica, acordando depois de centenas de anos congelado após repousar em uma câmara criogênica. Teria que enfrentar a crise atual e a concorrência profissional sem estar tecnologicamente atualizado e muito menos habilitado. Eu estaria fadado a muita frustração. Não quero além de tudo ainda mais isso!

Deixemos o barco correr no seu ritmo natural, assim não postergo minha felicidade e parto para a vida, definitivamente agora, sem esperar por esta cura que, sem dúvida é uma questão de tempo, muito embora a coisa esteja ficando cada vez mais complexa com esta tal de sinucleinopatia

Ou talvez vá injetar células de porcos na Nova Zelândia… Quem sabe o que o futuro me reserva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.