terça-feira, 24 de janeiro de 2017

REFLEXÃO REVELA PRESENTES SURPREENDENTES QUE O PARKINSON ME DEU

por Amy Dressel-Martin
January 23, 2017 - Nesta época do ano, muitas pessoas definem metas elevadas e que mudam a vida.

Eu não sou uma delas.

Francamente, eu tenho o suficiente para gerenciar sem empilhar qualquer resolução relacionada ao estresse! Em vez disso, acho mais gratificante observar e refletir em torno do Ano Novo para simplesmente viver bem a cada dia.

REFLEXÃO SOBRE VIVER COM Parkinson
Com o início do ano de 2017, e eu me aproximo do terceiro aniversário da minha cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda (DBS), vejo que tenho muito a quem agradecer: a própria tecnologia, minha equipe médica e, especialmente, minha família amorosa e solidária.

Ironicamente, meu marido diz que eu estou mais feliz agora do que eu provavelmente seria sem a loucura constante do Parkinson.

Ele diz que eu rio mais, tenho relações mais íntimas com nossos filhos e tenho mais probabilidade de ir fazer algo importante para mim, ao invés de seguir minhas velhas tendências para enfatizar ... sobre ... tudo.

Embora não possamos comparar maçãs com maçãs (já que não há mais um "eu" sem Parkinson), posso imaginar o que eu poderia ter sido aos 48 anos: preocupada com as aparências e consumida com o que as outras pessoas pensam. Reflexão revela o quanto Parkinson me cortou o núcleo nessa seara.

Quem pode estar preocupado com o seu penteado enquanto tenta caminhar através de uma multidão sem empurrar alguém para fora? Ou enquanto se esforçando para gritar sobre o barulho em um restaurante para que sua opinião possa ser ouvida?

Como posso me preocupar se meus sapatos parecem bonitos quando estou caindo, porque eu perdi meu equilíbrio?

Eu uso chinelos baixos para que eu não caia e me permito apenas um copo de vinho, porque o meu discurso é calmo, lento e arrastado sem a influência do álcool. Planejo sonecas para dias ou semanas ocupados para que eu possa acompanhar o trabalho, a família e os amigos.

Eu tenho amigos com Parkinson que realmente vêem a doença como um presente, porque trouxe todos os amigos que eles fizeram em sua jornada. Enquanto eu amo meus novos amigos e eles são a melhor parte da minha nova vida como uma pessoa com Parkinson, eu não agradeço ao Parkinson. Isso me feriu, e isso magoou essas pessoas calorosas e generosas na minha vida – a quem eu espero ter conhecido de qualquer maneira, de alguma forma, em algum lugar.

No entanto, como eu olhar para a minha vida agora, eu percebo ser diagnosticada e viver com Parkinson mudou honestamente minhas prioridades para melhor.

Meus olhos foram abertos para as lutas que outros podem estar enfrentando. E, ao mesmo tempo, meus ouvidos estão aprendendo a escutar minhas próprias necessidades primeiro.

AVANÇANDO PARA O NOVO ANO
Então, eu acho que meu marido tem razão: eu sou mais feliz, de certa forma. E, estou mais grata pela vida que tenho - agora. Felicidade e gratidão me mudaram organicamente, expandindo meu coração e meu mundo, e é isso que eu planejo levar comigo a cada dia do ano novo.

Amy Dressel-Martin vive em Denver, Colorado com seu marido, dois adolescentes, um gato alaranjado, duas galinhas e um pato (que acha que ele é um frango). Ela é eternamente grata a quem decidiu colocar eletrodos no cérebro presos às baterias sob a clavícula, era uma boa idéia, porque foi. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Davis Phinney Foundation.

Enquanto isso aqui no Brasil. Lutamos para que seja democratizado o acesso à cirurgia dbs. E eu, particularmente me horrorizo com os relatos de insucesso da cirurgia, provocados pela falta de estrutura tecnológica e de capacitação de equipes médicas, que simplesmente miram a esmo nos alvos neurológicos, diga-se, aspecto crucial para o sucesso da cirurgia, e erram. E isto vem frustrando muitos sonhos e esperança de muita gente boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.