quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O lado emocional da prestação de cuidados: Cuidadores de Parkinson compartilham conselhos

por Nancy Ryerson

February 09, 2016 – Cuidar de alguém com a doença de Parkinson pode trazer uma gama de emoções difíceis, muitas das quais são desafiadoras e muitas vezes conflitantes.

Para começar, o malabarismo diário e as necessidades de cuidados de longo prazo podem ser muito estressantes. Como um cuidador você valoriza que está sendo capaz de suportar o seu amado, mas você também pode sentir-se ressentido com o quanto tempo o cuidar ocupa. A doença de Parkinson também pode afetar as habilidades de comunicação, especialmente a fala e expressões faciais. A falta de comunicação pode criar momentos frustrantes e os cuidadores podem sentirem-se culpados por perderem a paciência. Além disso, alguns cuidadores também sentem o pesar sobre como a doença de Parkinson muito mudou suas vidas, mas se sentem culpados por expressar esse sentimento.

Se você está tendo algum destes sentimentos, saiba que você não está sozinho. Cuidadores de confiança compartilham o que ajuda-os a lidar com emoções difíceis.

1. Fale com um amigo ou membro da família sobre como você está sentindo. Se o contato ou conversa por telefone não é possível, escreva um e-mail para um amigo ou manter um diário também pode ajudar a aliviar o stress.

2. Tenha um grito saudável. Para muitas pessoas, o choro é catártico, e pesquisa tende a fazer backup dos benefícios emocionais do choro. Não há exatamente um jeito "certo" ou "errado" para chorar, mas se conectar com um amigo próximo, quando você está chateado pode ajudá-lo a se sentir melhor.

3. Tome um momento só para você. Quer se trate de respirações profundas ou a ouvir música suave, ter um momento para parar e refletir. Muitos comentadores disseram que encontram conforto em meditação, sua fé ou no apoio das comunidades religiosas e outras. Quaisquer que sejam suas crenças, uma pequena pausa pode ser uma maneira útil para centrar-se em um dia agitado.

4. Faça algo que faz você se sentir como você é. Muitos cuidadores dizem que às vezes perdem-se no dia dia-a-da prestação de cuidados. Assista a um filme, trabalhe em um projeto de arte ou saia de casa para um passeio, se você puder.

5. Conecte-se com um grupo de apoio online. Dependendo da sua situação pessoal, você pode não ser capaz de participar de um grupo de apoio para cuidadores fora de sua casa. Partilhar com os outros on-line que estão experimentando algo semelhante pode ajudá-lo a se sentir validado e ligado à comunidade em geral. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Michael J. Fox.

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