quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Aceitando um hóspede não convidado em meu corpo: Parkinson

por Shannon McGuire

20/01/2016 - Tenho vivido com a doença de Parkinson há mais de 10 anos, mas eu sou a prova viva de que existem vários benefícios de dançar para aqueles que sofrem de doenças neurodegenerativas. A técnica Nia, na minha experiência, é particularmente benéfica porque combina várias disciplinas para desafiar muitos aspectos de nosso ser físico; não só a adição de alívio para os sintomas da doença, mas, na verdade, lutar contra a própria doença. Nia também fornece uma base para obter a aceitação dos nossos corpos em sua própria singularidade e um formato de aplicar essas habilidades de aceitação para a vida em geral.

Eu em breve "celebrarei" o meu 10º aniversário após ser diagnosticada com doença de Parkinson. Ao mesmo tempo do diagnóstico, também foram diagnosticados dois discos de hérnia no meu pescoço, que necessitou de cirurgia. Meu filho estava se preparando para se estabelecer e eu num estado muito emocional, e fisicamente uma bagunça. Eu não quero que meu filho se preocupe comigo, e eu queria aproveitar meus quatro netos que moram perto de mim. Eu me lembro de pensar que eu faço tudo o que posso para manter minha independência há 10 anos. Eu amo andar, e meu parceiro estava determinado a ajudar a manter-me nas caminhadas, não importa o quão devagar eu fosse, ou se eu tivesse de rastejar para chegar até uma colina.

Minha situação piorou ao longo dos próximos anos. Comecei a ter ataques de ansiedade; Eu sofria com a dor e anemia de miomas, que em última análise seriam necessárias duas cirurgias. A cirurgia no meu pescoço ajudou a dor e eu tive algum movimento em meu braço esquerdo, mas meus músculos das costas eram tão fracos que eu mal podia me levantar e ajoelhar para uma posição ereta. Eu deixei o meu trabalho porque eu já não podia atuar bem o suficiente para fazê-lo. Lembro-me de tentar seguir um vídeo de dança e de ter de me sustentar entre duas cadeiras para mover meus quadris. Foi um ponto muito baixo.

Após a aposentadoria, dediquei-me a reconstruir a minha força. Quando eu estava trabalhando, eu precisava guardar a minha energia para aparecer todos os dias. Por um ano ou mais meu neurologista e eu experimentamos com medicamentos o que me empurrou a ser ativa. Comecei a olhar para mais atividades que eu pudesse fazer além de caminhada. Hesitante, comecei a procurar uma aula de dança que eu poderia ser capaz de lidar. Lembrei-me de uma aula introdutória de Nia que eu fui com um amigo anos antes. Quase três anos atrás, eu me inscrevi para as aulas, e minha vida começou a mudar de maneira que eu não poderia ter previsto.

Minha professora, Kathryn Kelley, foi muito encorajadora. As classes deram benefício imediato para o meu FAMSS (flexibilidade, agilidade, mobilidade, força e estabilidade). Ela iria notar melhorias no meu equilíbrio e movimento. Eu fiquei no fundo da classe, porque eu não queria ficar no caminho de ninguém, mas a cada classe meu espírito subia um pouco mais. Logo, eu comecei a notar que as caminhadas estavam começando a ficar mais fáceis; Eu tinha mais energia e poderia manter-me mais fácil. Com o tempo, percebi que os meus problemas de equilíbrio em superfícies irregulares e pisar sobre as coisas tinham melhorado. Na classe eu ocasionalmente, me surpreendi, realizando movimentos que eu não tinha sido capaz de fazer nos últimos anos. Todo esse tempo, meu espírito estava crescendo bem.

Minha primeira descoberta da cura veio nos primeiros meses de fazer Nia. Durante uma seção no piso, Kathryn nos guiou para dizer "obrigado" para os nossos corpos. Pela primeira vez, percebi na medida em que eu estava lutando contra o meu corpo, lutando contra mim mesma por ter Parkinson. Ele abriu uma comporta para mim. Eu finalmente tive uma ferramenta para começar a minha jornada de aceitação, para entender que Parkinson não era uma fraqueza em mim, mas mais de um hóspede não convidado que tinha se mudado para o meu corpo. Como tal, senti-me fortalecida. Eu poderia definir parâmetros para proteger meu corpo, mesmo se eu tivesse que viver com este convidado em minha casa. Eu estava no caminho da cura; Eu estava aprendendo a dançar com a vida.

Todos esses anos eu raramente tinha falado sobre a minha doença. Secretamente, eu tinha vergonha dela. Com o incentivo de Kathryn, eu fui a reunião do grupo de apoio de Parkinson que ela estava falando em e falou publicamente sobre as minhas experiências. eu fui incentivada a participar de um treinamento White Belt e fiz em agosto de 2014. Eu estava tão orgulhosa para completar o treinamento! Eu já ofereci uma classe Nia especificamente para pessoas com diferentes necessidades de movimento.

A jornada que tenho viajado com Nia me permite dizer que estou "celebrando" 10 anos de Parkinson. Estou ansiosa para muitos mais anos de independência. Meu Parkinson continua, mas a minha atividade física se mantém gerenciável, e minha prática de Nia aprofunda a minha capacidade de prosperar, não apenas sobreviver. Eu estou agradecida.

Shannon McGuire é bancária aposentada. Ela é a mãe de dois filhos e avó de seis. Ela foi diagnosticada com Parkinson em fevereiro de 2006. Ela tem estudado Nia por três anos. Você pode encontrá-la no Facebook, em Nia Pathways with Shannon.Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: NiaNow.

O que é Nia:


A despeito de vários métodos e técnicas novas ou antigas de exercícios, considero o melhor aquele que a PcP se considere confortável e apto a praticar, nem que seja uma mera caminhada. O que não pode é ficar parado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.