segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Cuidado com as trevas

por Howard Moore(*)
Sunday, 20/09/2015 - Eu acordei esta manhã e decidi ir para o café. Derrubei o copo e depois de limpar a bagunça, notei a mancha na minha camisa. É fornecida com Parkinson e ocorre regularmente.

Há tempos eu ria sobre isso. Há tempos eu minimizava-a. Há tempos eu me arrepiava e ficava obsessessivo sobre ela. Hoje eu joguei fora a camisa.

Tomei isso como um bom sinal do que tem sido uma semana estranha.

Se você tiver Parkinson, você sabe que o material mental e emocional é tão desafiador quanto o material físico. Os últimos três anos me fizeram uma bagunça emocional. Eu não posso acreditar que coisas me fazem chorar (ver t-shirt na foto acima).

No último fim de semana eu participei de um pontapé inicial para um evento de caridade de Parkinson. Geralmente é edificante e me sinto muito bem quando acaba. Agora não.

Houve uma demonstração de um programa de exercícios de boxe e o apresentador engasgou algumas vezes enquanto falava sobre isso. Assim como eu te disse, nós Parkies nos emocionamos.

E segui falando com uma mulher que estava fazendo um trabalho de pesquisa que envolvia colocar eletrodos em sua cabeça para medir as ondas cerebrais. Eu pensei que poderia ser uma boa idéia me envolver nisso. Isso é o que eu ganho por pensar. É geralmente uma má idéia. Uma semana mais tarde, eu não seguiria com ela.

Quando deixei o evento, eu estava bem. Depois de pensar sobre isso no caminho de casa, não tão bem. Veja ... o pensamento não funciona para mim.

Normalmente, quando eu entro neste tipo de jogada, eu sou melhor no dia seguinte. No máximo, são dois ou três dias. Aqui é onde fica interessante.

Bem-vindo ao mês da prevenção do suicídio. Estou me sentindo como uma merda e estou sendo bombardeado no Facebook com postagens sobre suicídio. Seguiu-se por ter um almoço com um amigo cuja irmã cometeu suicídio. Boa escolha ... embora eu não soubesse o que estava fazendo no momento. Deixei o almoço pensando que não era uma idéia tão ruim. Veja o que quero dizer sobre o pensamento? Boa coisa, eu tenho um terapeuta. Oh yeah .... ela estava doente esta semana.

Agora, se você está lendo isso e você realmente me conhece, relaxe. Eu não estou fazendo nada prejudicial. Você não tem que ligar ou escrever. Eu estou bem ... sorte.

Aqui está a coisa sobre a depressão, tristeza, escuridão, do que você quiser chamá-la. Ela afeta cada parte de sua vida.

Você não quer sair. Ficar sentado em um canto com um cobertor soa bem. Ela afeta o apetite. Você não quer comer e quando come, come porcaria. Enquanto escrevia este eu belisquei pipoca e batata frita. OY !!

Depressão mata o seu desejo sexual. Claro, depois desta é duvidoso que vá encontrar quem queira participar dessa atividade, porque isso é tudo de bom.

E ainda assim eu tenho sorte. Eu tenho um terapeuta e eu estou ciente o suficiente para saber quando eu preciso falar com ele. Aparentemente, este é um desses momentos.

Estar ciente! Olhe para os sinais de alerta! Obtenha ajuda quando você precisar dela. Você não tem que ficar sozinho! Parece clichê, mas é verdade.

Agora, se vocês me dão licença, eu vou sair para tomar sorvete. Ela não ajuda.

Depois de escrever isto, talvez eu possa ter de reavaliar a minha decisão de terminar a terapia. Veja como você tomaria essa decisão. (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Chicago Now.

(*) Howard Moore, PcP, jornalista, 60 anos, está no ChicagoNow desde abril de 2013. Costuma escrever sobre questões de saúde / bem-estar, principalmente preocupados com as suas / nossas batalhas diárias com doença de Parkinson, relatadas na coluna I've Got The Hippy Shakes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.