sábado, 13 de outubro de 2018

Fadiga profunda é mais do que cansaço


OCTOBER 12, 2018 - A fadiga é um sintoma comumente associado à doença de Parkinson (DP) e um sintoma mais frequente a cada ano. O termo "fadiga" por si só não faz justiça à experiência. É muito fácil relacionar a fadiga ao cansaço ou ao excesso de trabalho ou a dores musculares após trabalho físico pesado. Eu tive essas experiências e nenhuma delas se compara à fadiga relacionada à DP. Eu precisava de uma nova maneira de definir esse nível diferente de fadiga. Assim, adotei o termo “fadiga profunda”.

A fadiga profunda é diferente em sua intensidade e incorporação de sintomas não motores. A fadiga profunda envolve todos os músculos, às vezes até os involuntários. Eles estão todos cansados ​​e fracos e, no meu caso, também com dor. Se eu tenho me exercitado, então esses grupos musculares terão um nível mais alto de dor. Na fadiga profunda, é comum que eu tenha níveis de dor em seis ou sete. (Eu associo o nível sete com lágrimas espontâneas.) Ao mesmo tempo, as emoções se tornam muito mais intensas, quase esmagadoras e difíceis de administrar. A energia mental é usada para controlar a dor e as emoções, deixando pouca energia para qualquer outra coisa.

Minha duração de fadiga profunda está aumentando lentamente a cada ano. Atualmente, minha fadiga profunda dura entre uma a seis horas. É como arrastar uma bola e uma corrente durante essas horas.

Essas coisas parecem piorar ainda mais a fadiga profunda:

Exercício muito difícil ou muito longo
Comer muita proteína animal ou uma refeição muito grande
Não descansar quando necessário
Ficando superaquecido e não hidratar
Ficar muito estressado
Estar doente com um vírus
Falta de uma dose de levodopa
Obviamente, evitando o que precede faz parte do meu plano de reabilitação para lidar com a fadiga profunda. Descanso e sono são muito importantes.

Eu sou uma pessoa muito ativa, mas a fadiga profunda deve ser tratada com descanso. Levar um dia para descansar não é da minha natureza. Isso me faz sentir como uma preguiça. No entanto, quando a fadiga profunda me atinge, o melhor remédio é fazer exatamente isso - tire o dia de folga! Limito-me a um dia de descanso físico, muito raramente dois dias (geralmente depois de algum evento estressante). Eu também acho que a mente deve descansar com o corpo. Levar a mente a um lugar calmo é a prática da meditação, em qualquer forma que seja adequada ao momento. No auge da fadiga profunda, a meditação pode ser muito difícil, mas não impossível. Às vezes, levei quatro horas para acalmar minha mente e meu corpo para conseguir um descanso rejuvenescedor.

Mas há uma precaução aqui: tome cuidado ao usar o descanso como uma desculpa para procrastinar. Em outra coluna, abordarei o link do cenário com loop para problemas de mudança de configuração e dificuldade para iniciar novas tarefas. Basicamente, sair do sofá pode ser problemático se eu ficar lá por muito tempo. Talvez isso pareça contraditório à minha história como uma pessoa altamente ativa, mas essa é a natureza dos efeitos não-motores da DP. Uma vez fora do sofá, eu me transformo em uma tarefa física, seguida de um breve descanso e depois algum tipo de tarefa mental. Há sempre alguma resistência a superar para fazer isso - sair do sofá - mas o resto é absolutamente necessário para parar a fadiga profunda. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Parkinsons News Today.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.