sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Quando Parkinson surpreende e muda sua vida

feb 02, 2017 - Me apresento. María Teresa Pozzi Espasandin. Tenho 44 anos e mãe de três filhos lindos: Juni, Euge e Neri.

Aos 40 anos eu fui diagnosticada com a doença de Parkinson. Naquela época, ele vivia no interior, em La Cruz, Corrientes. Eu estou falando do meu irmão, o popular e bem conhecido "Batata" Pozzi disse "venha viver em Corrientes". Eu tive sorte e agradeço a muitas pessoas que me ajudaram, movendo-me para a Capital para começar o meu tratamento. Mas, infelizmente, em duas semanas ele morreu de um acidente vascular cerebral. Naquele momento eu percebi que o Parkinson não foi tão mau como eu pensava. Eu tive a chance de permanecer viva.

Então veio o mundo abaixo de mim, eu desmoronei todos. Graças a Deus, encontrei um excelente grupo, Daniel, Robert, entre outros, que me ajudar a lidar com a doença e minha família me apoia constantemente não para relaxar.

Agradeço às pessoas do meu trabalho, porque eles são muito tolerantes comigo. É essencial se cercar de pessoas humanas para ajudá-lo a lidar.

Graças a Deus eu amo o esporte, sempre fiz e agora mais ainda. Eu gosto de jogar tênis de mesa, comecei com o grupo Vamos Juntos Parkinson em 2015, jogo semanalmente no Regatas y Albergue Deportivo, isso me levou a jogar torneios por todo o país.

Pratico dança, ioga, natação, ciclismo, pesca, vou variando a ginástica para manter sempre ativa.

Entrei na música. Quando o meu corpo não responde como deveria, tocar um instrumento musical que trago de Salta, o sicu, e eu toco uma música ímpar (muito pouco).

Eu faço cinesiologia duas a três vezes por semana, isso me ajuda muito com menos dores musculares e menos rigidez.

Eu tenho a sorte de ter uma irmã vivendo em Chajarí, permitindo-me desfrutar das águas termais desde o CUD, certificado único de deficiência, são gratuitas.
Quando você é diagnosticado com uma doença como o Parkinson, sente-se que a vida termina, mas hoje posso dizer que para mim, Parkinson me mudou: Eu tenho dias bons e dias ruins ... como todo mundo. Levo uma vida tranquila, sempre consultando o meu neurologista, tomando medicação, fazendo terapia, cinesiologia e exercício pode ter uma boa qualidade de vida.
Original em espanhol, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Diario Época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.