sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Os pacientes de Parkinson poderiam ser “curados” dos tremores usando nova máquina de ultrassom (*)

Esta nova máquina de ultrassom pode aliviar pacientes de tremores de acordo com a pesquisa
A máquina funciona dirigindo circuitos do cérebro que causam tremores
9 DECEMBER 2016 • Pacientes de Parkinson e outros que sofrem tremores debilitantes poderiam ser curados de sua agitação usando uma nova máquina de ultrassom que alveja suas células do cérebro.

Médicos do Imperial College Healthcare NHS Trust tem tratado os primeiros pacientes usando a nova técnica que evita a necessidade de cirurgia invasiva do cérebro.

Cerca de um milhão de pessoas no Reino Unido são afetadas pela condição de tremor essencial, que provoca tremores incontroláveis, enquanto outros 100.000 têm tremores por causa de condições como Parkinson ou esclerose múltipla.

O tremor é pensado por ser causado por circuitos elétricos anormais no cérebro, que transmite tremores através do sistema nervoso para os músculos.

O novo tratamento, conhecido como "ultrassom focalizado guiado por MRI para o cérebro", funciona aplicando com precisão a energia térmica das ondas ultrassonográficas à partes muito específicas do cérebro para quebrar o circuito anormal que causa o tremor. É realizada sob anestesia local sem necessidade de cirurgia cerebral invasiva.

A máquina funciona dirigindo circuitos do cérebro que causam tremores

Selwyn Lucas, um pintor de 52 anos de idade e decorador de St Austell na Cornualha, viveu com um tremor por 20 anos e foi uma das primeiras pessoas a receber o tratamento como parte do teste no Reino Unido.

"Durante muitos anos consegui viver uma vida relativamente normal com o meu tremor, mas nos últimos cinco anos começou a me impedir de liderar a vida que eu queria levar", disse ele.

"Foi também particularmente difícil continuar o meu trabalho como pintor e decorador pois eu tive que aprender a executar o meu trabalho usando a minha mão esquerda.

"Desde o tratamento que tenho sido capaz de escrever o meu próprio nome pela primeira vez em muitos anos e levado a minha esposa para uma bela refeição sem medo de me embaraçar. Também poderei voltar a usar a mão direita, o que me permitirá assumir mais trabalhos de pintura e decoração."

Professor Wladyslaw Gedroyc, radiologista consultor e investigador principal para o mais recente teste de 20 pacientes, disse: "Estamos satisfeitos com os resultados do teste até agora.

"Prevemos que esta nova abordagem à terapia em tremores essenciais e outros distúrbios do movimento, incluindo o Parkinson, permitirá grandes melhorias na qualidade de vida dos pacientes sem a necessidade de procedimentos invasivos ou terapia de drogas cara, mal tolerada e muitas vezes ineficaz".

"O desenvolvimento de técnicas de ultrassom focadas oferece uma nova e promissora ferramenta para o tratamento do tremor", disse Claire Bale, chefe de Comunicações de Pesquisa e Engajamento da Parkinson no Reino Unido.

"É particularmente atraente porque esta terapia poderia fornecer benefícios similares à estimulação cerebral profunda, mas sem a necessidade de cirurgia cerebral invasiva, que vem com riscos de infecção". Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Telegraph.

(*) A matéria original fala em cura, mas trata-se de jornal londrino, que a exemplo dos chamados tablóides, é dado a exageros .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.