domingo, 29 de novembro de 2015

É o meu Parkinson - não sou eu: Um homem recentemente diagnosticado com a doença tem um sonho ruim



MARIO TAMA/GETTY IMAGES
por ALLAN LUKS 
Sunday, November 29, 2015 - Pesadelo de um homem
Não muito tempo atrás, eu fui diagnosticado com a doença de Parkinson. Agora um pesadelo recorrente tenho agora:

Eu estou no metrô na manhã cheia, e um pouco de saliva de repente escapa minha boca demasiada líquida e cai sobre as calças do homem vestido casualmente em seus vinte e tantos anos, que está sentado embaixo de mim.

Não vê o que eu fiz para você, eu imploro silenciosamente.

Sua cabeça, ligados por fones de ouvido a um smartphone no bolso do paletó, continua balançando, eu acho, que se satisfazendo com a música.

Talvez ele não tenha notou minha baba caindo -

Mas, de repente, ele olha para o círculo molhado, e seu rosto sobe para encontrar meus olhos.

Talvez eu devesse dizer algo para ele - explicar como Parkinson enfraquece os músculos, inibe a deglutição e provoca a salivação excessiva.

Quantos segundos que eu tenho antes que ele salte fora do seu assento e amaldiçoe, o velho nojento que está acima dele? Devo afastar-me, torcer através dos passageiros pressionando para colocar distância entre nós, antes que ele perceba o que está acontecendo?

Mas talvez, apenas talvez, ele seja como eu: um professor ou um assistente social ou um voluntário pora uma boa causa, ou apenas alguém que entendaa que eu tenho um problema físico além do meu controle e não quero me envergonhar.

Em vez disso, seus irritados, olhos escuros permanecem fixos em mim, e eu noto vários rostos, que devem ter visto o que aconteceu antes, nos observando.

Não foi deliberado, eu quero dizer; Eu sei que você consegue entender -

De repente, ele se levanta e me empurra passando, os corpos embalados se deslocando para deixá-lo passar, e, em seguida, eles estão olhando para mim como eu esperasse seu assento vazio.

Eles viram o que aconteceu ou estão apenas imaginando o que poderia estar errado com o assento que eu não tomei imediatamente? Algum tipo de resíduo pegajoso nele? Ou é apenas a minha imaginação e um deles está se preparando para assumi-lo, se eu não agir rápido?

Eu sento para espremer no espaço apertado entre duas mulheres mais velhas do que eu, quee me contorço para me permitir sentar.

Todo mundo olha, para ver se há algo de errado com o banco ou comigo.

Mas os caras olham fixamente e viram o que aconteceu realmente e acreditam que eu fiz algo ofensivo para o homem que saiu com pressa. Eles vêem o meu corpo de 74 anos de idade e acho que fiz algo errado.

Eu sinto de novo a umidade escapar da minha boca e queixo, e limpo rapidamente ela antes que alguém possa notar. Eu não quero que eles me culpem automaticamente. Eu quero que eles, de algum modo reconheçam que eu trabalhei por mais de três décadas para tornar a sociedade melhor e devo, portanto, ser admirado.

No meu trabalho, eu ajudava os pobres, os doentes, os viciados e crianças em apuros. Eu fui fundamental no desenvolvimento de maneiras de obter mais pessoas para se voluntariarem para ajudar uns aos outros. Escrevi livros best-sellers. Eu recebeu prêmios nacionais, ficando leis adotadas para melhorar a sociedade. Mais importante, eu ainda estou trabalhando no campo, ainda a ser produtivo, ainda contribuo para a melhoria da sociedade.

Mas eu estou limpando novamente a baba em torno de minha boca.

Para muitos pares de olhos, esta será a única imagem de mim eles vão levar com eles quando sair do trm. Eu nunca vá vê-los novamente, mas eles vão levar com eles para sempre sua impressão negativa de mim - talvez até mesmo dizer a seus familiares e amigos - e eu sou impotente para mudar suas percepções.

Eu acordar do pesadelo. O evento nunca aconteceu, mas o fato é inevitável que eu sou um sênior. Eu tenho a doença de Parkinson. E eu tenho uma tendência a ter baba no meu queixo.

Idosos e nossas doenças e fragilidades: Nós ainda podemos ajudar a sociedade tanto. Será que a sociedade ainda acredita que nós podemos?

Luks dirige o Fordham Center para líderes sem fins lucrativos, patrocinada pelas escolas de pós-graduação da universidade de negócios e serviço social. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: N Y Daily News.

2 comentários:

  1. Meu nome e Liomar crestani tenho 47 anos e tenho parkinson precoce recentemente entres na luta para divulgar informações sobre a doença para pessoa que não tem acesso as informações necessárias para ter uma vida melhor com parkinson meu face e liomar crestani gostaria de ter informações diariamente sobre novidades de cura
    se possivel facilitaria a troca de informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insira seu email no quadro superior direito deste blog intitulado Receba nossas postagens por email.

      Excluir

Publicidades não serão aceitas.