sábado, 15 de agosto de 2015

Novo processo controla sintomas tremor de Parkinson

Aug 14, 2015 - INDIANAPOLIS - Um paciente do Centro Indiana Parkinson teve tremores que causaram a ela agitações tão ruins que ela não podia escovar os dentes ou até mesmo segurar uma xícara de água. Eles estavam progredindo ao ponto de ela temer que teria que parar seu trabalho. Então, seu médico recomendou uma nova abordagem para resolver seu problema.

"Quando você ouve sobre uma cirurgia no cérebro, você pensa, 'oh, meu Deus'", disse Rhonda Paredes, 46.

A correção para o tremor essencial de Rhonda Paredes era assustadora. Mas assim também foram os crescentes desafios da vida cotidiana, apesar de medicação.

Paredes filmou trechos de vídeo com o telefone celular que mostram o tremor enquanto escrevia, segurando uma xícara de café e até mesmo escovando os dentes.

"Eu estava a ponto de “Até onde posso ir? O que eu faço?" Eu nunca tive um médico dizendo-me que eles poderiam corrigir isso", disse ela.

Mas seus neurologistas na St. Vincent acreditavam que um estimulador cerebral profundo implantado enquanto ela dormia em vez da cirurgia tradicional feito enquanto o paciente está acordado poderia ser a correção.

"Há cerca de um por cento dos neurocirurgiões que fazem este procedimento dormindo agora no país e eu fui um dos primeiros formandos nesta técnica," disse o Dr. Albert Lee, neurocirurgião do St. Vincent, Goodman Campbell Brain & Spine.

O Dr. Lee implantou um gerador com uma bateria e um pequeno computador no peito de Rhonda. É semelhante a um marcapasso, mas este dispositivo se comunica com eletrodos posicionados no cérebro que entregam impulsos elétricos para interromper os sinais de tremor.

"Uma vez que ligou o dispositivo, a sua vida foi alterada drasticamente. É a coisa mais gratificante que eu faço como um médico é que a primeira vez que você desliga o tremor", disse o Dr. Mike Sermersheim.

Rhonda pode ajustar o dispositivo sem fio com a orientação do médico para acomodar as flutuações diárias na força de seu tremor.

"É já, mas quando eu desligá-lo, você pode ver que eu já estou começando a tremer", disse ela. "Eu posso mostrar-lhe que é difícil segurar a este copo de água e quando eu ligá-lo novamente, meu tremor se foi."

Os resultados são impressionantes. Médicos temem que muitos pacientes como Rhonda podem não estar cientes de suas opções.

"Realmente sinto que há algo que podemos fazer para ajudar um monte de gente, não apenas em Indiana, mas na região e sinto que há pessoas lá fora, apenas sofrendo desnecessariamente", disse o Dr. Lee.

Rhonda está tão aliviada que ela está contando para outros menos avisados.

"É incrível quando você vai trabalhar na parte da manhã, escreve para si mesmo e pega uma xícara de café e bebe e não se preocupa com tremor, é incrível. O procedimento é semelhante para pacientes de Parkinson", disse ela.

A chave: muitos pacientes evitam uma correção cirúrgica porque temem estarem acordados durante a colocação do halo e da perfuração. Isto evita o avanço. (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: WTHR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.