terça-feira, 4 de agosto de 2015

Com Parkinson, ela domou o Mont Ventoux "por acidente"

© Ton Wiggenraad repro.
3/08/15 - Jozette não está pronta para esquecer a sua viagem ao Mont Ventoux. Com a doença de Parkinson, esta senhora de 61 anos, natural de Arendonk (região Antuérpia) domou o lendário Tour de France pelo pescoço. Na verdade, ele não tinha previsto tudo: ela conseguiu esta façanha "por acidente". Presente para incentivar um grupo de outros pacientes, ela finalmente subiu 21 km ... com uma bicicleta desde a cidade.

O êxtase de chegar ao cume. Isso me dá uma enorme satisfação. Esta é uma vitória sobre mim mesmo e a doença.

Como ela havia planejado acompanhar seus colegas a pé na passagem, ao resolver um café numa varanda, ela deu-se pelo entusiasmo do ambiente.

"Ao longo do caminho, fui encorajada por todos os lados para que eu continuasse. Isto é o que eu fiz, embora eu não tivesse me preparado. Outros tinham treinado várias semanas e tinham uma bicicleta de corrida com o equipamento certo. Eu não estava usando uma roupa esportiva e eu tinha uma bicicleta da cidade. É uma bicicleta elétrica, mas eu realmente não tenho sido capaz de usá-la. Eu coloquei na menor assistência do motor, por fair play ao resto do grupo, mas o sistema começou a liberar e eu não tive qualquer tipo de assistência. Eu realmente sofri. Todos o mundo estava me dizendo para apreciar a paisagem, mas concentrei-me principalmente no asfalto ", diz ela.

"Eu não me beneficiei muito com o meio-ambiente. Nossos guias fizeram um excelente trabalho. Eles me ajudaram a conseguir este feito. Geert, um deles ficou comigo. Ele me lembrou de comer e beber bem. (...) Foi difícil, mas eu gostei da experiência. Que êxtase no topo. Isso me dá enorme satisfação. É uma vitória sobre mim e a doença. Ela também demonstra que é importante para um paciente com Parkinson se sustentar em movimento. A bicicleta é o esporte ideal. Todos podem fazê-lo em seu próprio ritmo e todos os dias. Eu, pessoalmente, faço fitness e ciclismo na vida cotidiana ", finaliza. (original em francês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: YQU.be.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.